A comunidade acadêmica e administrativa da Universidade Federal de Alfenas — UNIFAL-MG, lamenta, profundamente, o falecimento do professor Pedro Rehder Filho, aos 67 anos, nesta quarta-feira, 23 de julho, em Alfenas.

Pedro ingressou na UNIFAL-MG como estudante do curso de Odontologia ainda na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), na turma de 1981/1984. A partir de 1993, foi aprovado em concurso público e passou a fazer parte do corpo docente da Faculdade de Odontologia. Nesses 32 anos na Instituição, o professor atuou com dedicação e profissionalismo, contribuindo para a formação de várias gerações de odontólogos.
Além da docência, Pedro também desenvolveu atividades de extensão junto à comunidade alfenense, assumindo, inclusive, a função de coordenador de extensão do curso. Entre 2013 e 2015, o professor colaborou ainda na gestão do Departamento de Odontologia Restauradora, como vice-diretor.
Casado com Bernadete Vieira de Souza Rehder, professora aposentada da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, o professor era figura muito querida e conhecida na cidade, fato que fez a notícia de seu falecimento em uma postagem nas redes sociais gerar centenas de comentários de pessoas que o conheceram e testemunharam sua trajetória pessoal e profissional.
O professor Tomaz Araújo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), relembrou a convivência com o colega. “Trabalhamos juntos na Odonto da EFOA e sempre o admirei pela coerência, fala mansa, retidão e dedicação aos alunos e a nós professores”, escreveu.
Em manifestação encaminhada à equipe de comunicação da Universidade, os estudantes também expressaram o sentimento de pesar. “Um profissional sem igual, que com seu carinho e dedicação, nos abriu a mente para nossos caminhos dentro da Odontologia. Agradecemos por tudo que nos foi ensinado e prestamos nossas condolências à toda família”, ressaltaram. “A Odonto está em luto. Desejamos que ele descanse em paz e que continue a iluminar nossa trajetória com as lindas lembranças que aqui deixou”, compartilharam.
Neste momento de dor, a UNIFAL-MG se solidariza e manifesta o mais profundo pesar à Sra. Bernadete, esposa de Pedro, e ao Ivan, filho, bem como a todos os familiares, amigos, colegas de trabalho e alunos.