Durante todo o mês de abril, a Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) realizou uma série de palestras virtuais dentro do evento “Mês da Inovação: Desafie o presente, Inove o Futuro!”, trazendo para o centro do debate acadêmico temas estratégicos para a UNIFAL-MG e para a sociedade contemporânea.
Conforme detalhado pela organização, as atividades aconteceram por meio do Google Meet, oportunizando o acesso democrático e a presença de toda a comunidade acadêmica, além de interessados externos. A escolha dos temas, segundo a equipe da I9, buscou abarcar os principais desafios e tendências da atualidade no universo da inovação. O cronograma contou com os seguintes temas e palestras:
• 02/04: Empreendedorismo Universitário
• 09/04: Indústria 4.0 – Monitorando todo o processo
• 14/04: Como transformar o conhecimento em inovação – A experiência do IOC/Fiocruz
• 16/04: Processamento de Imagem Digital – Como podemos lidar com isso?
• 25/04: Propriedade Intelectual – O meu trabalho pode gerar uma patente?
• 29/04: Intraempreendedorismo – Inovando de dentro pra fora
Segundo os organizadores, os encontros foram conduzidos por convidados reconhecidos em suas áreas, como Bruno Perez, Aline Morais, Natasha Correa, Leonardo Contreras e Aline Morel, que compartilharam experiências e inspiraram o público a buscar soluções inovadoras para os desafios do seu dia a dia.
De acordo com a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência, “essa iniciativa é fundamental para aproximar a comunidade acadêmica dos desafios reais da sociedade, incentivando a criação de soluções inovadoras e sustentáveis”. Ela ressalta ainda que momentos como esse reforçam o compromisso institucional da UNIFAL-MG com o desenvolvimento regional e a qualificação dos estudantes para um mercado cada vez mais dinâmico.
A organização destaca que a ação esteve vinculada ao projeto de extensão “Pesquisa em ação: transformando conhecimento em produtos tecnológicos”, fortalecendo o elo entre pesquisa e aplicação prática. No relato da Agência, a celebração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, em 26 de abril, foi um dos pontos altos do mês, promovendo uma reflexão aprofundada sobre o papel das patentes, marcas registradas e direitos autorais no incentivo à criatividade e à geração de valor na economia do futuro.
A repercussão foi amplamente positiva, conforme avaliação dos coordenadores: “Os resultados foram muito positivos: tivemos ampla participação nos eventos, feedbacks entusiasmados dos participantes, e diversos relatos de como os conteúdos apresentados contribuíram para novas perspectivas e planos de ação”, informaram.
Nova identidade visual da I9/UNIFAL-MG

Em 24/04, a Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) também revelou ao público sua nova logomarca por meio das redes sociais oficiais, incluindo o Instagram @nidustecincubadoraunifalmg. “A nova logomarca representa com clareza a transformação e o crescimento da instituição”, afirma Izabella Carneiro Bastos. Segundo ela, as cores vibrantes – rosa, azul e roxo – foram escolhidas para expressar a energia, ousadia e espírito inovador, colaborativo e contemporâneo que a agência cultiva em suas ações no ecossistema regional de inovação.
A mudança, aprovada pelo Conselho de Inovação, vai além do aspecto visual. Ela representa o fortalecimento do elo entre universidade, sociedade e setor produtivo, e reflete o compromisso com uma atuação estratégica, alinhada às tendências atuais e futuras. Para Izabella, a nova fase da identidade reafirma o papel de protagonismo da UNIFAL-MG no cenário de inovação, além de inspirar o desenvolvimento de soluções criativas, sustentáveis e transformadoras a partir do conhecimento gerado na Universidade.