No segundo episódio da série sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o NAF Previdência em Podcast aborda o conceito ampliado de pessoa com deficiência e orienta sobre o processo de solicitação do benefício junto ao INSS. A apresentação é da mestra em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL-MG, Betânia Silva Pinto.
Segundo Betânia Pinto, o BPC é um benefício assistencial individual, não vitalício e sem necessidade de contribuição ao INSS, que garante o pagamento de um salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, desde que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção nem a ter provida pela família.
Neste podcast, a apresentadora destaca que o conceito de deficiência adotado atualmente passou por uma ampliação. “A ampliação do conceito de deficiência resultou na mudança de um modelo biomédico, centrado no diagnóstico médico, para um modelo biopsicossocial, que considera as características da pessoa e as barreiras sociais que dificultam sua participação plena na sociedade”, explica.
O terceiro episódio da série terá como tema os direitos previdenciários das mulheres com câncer de mama.
Para saber mais sobre o assunto, ouça o podcast NAF Previdência em Podcast no canal oficial da UNIFAL-MG no Spotify:
O podcast é veiculado pela Rádio Federal FM de Alfenas (FM 101,3). Ouça em Federal FM.
O NAF Previdência em Podcast é produzido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG, do campus Varginha. A iniciativa é desenvolvida como projeto de extensão universitária e é coordenada pelo professor Wesllay Carlos Ribeiro e pela professora Larissa Gonçalves Souza, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).
O podcast está disponível também no YouTube da UNIFAL-MG com tradução em Libras. Acesse:
Outros podcasts em: https://unif.al/nopotify