Projeto de pesquisa da UNIFAL-MG em parceria com a DMAE de Poços de Caldas é veiculado em portais de mídia regionais

(Imagem: reprodução/Poços Já)

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 3) de Poços de Caldas/MG recebeu um novo sistema de tratamento por meio de parceria entre o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e a UNIFAL-MG. A parceria, fruto de projeto de pesquisa de pós-graduação coordenado pelo docente Rafael Brito de Moura, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade, foi divulgada pelos portais da Prefeitura de Poços de Caldas e Poços Já nos dias 09 e 10/04. 

Conforme veiculado, a parceria, que começou em 2009 com a dissertação de mestrado de Rafael de Moura, hoje é desenvolvida pelas alunas Talita Aleixo Barbosa e Amanda Carvalhaes Souto Valim, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental (PPGCEA).

Segundo Rafael de Moura, o que torna o tratamento diferencial é a utilização do reator SBRIA, que trabalha com aeração intermitente e gera uma economia de 30% quando comparado com outros reatores. “São essas vantagens que tornam este sistema uma tecnologia atrativa e com grande potencial de aplicação para o tratamento de esgoto sanitário”, explica. 

Para conferir as matérias completas, acesse o portal Poços Já e o site da Prefeitura de Poços de Caldas.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM