Uma obra inédita para o ensino médio brasileiro, que articula conhecimentos de Ciências Humanas e Matemática, de autoria de Elias Evangelista Gomes, sociólogo e professor do curso de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, foi aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, vinculado ao Ministério da Educação.
Lançado em 2020 pela editora Palavras de São Paulo-SP, “Palavras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática” foi desenvolvido em coautoria com Juliana Facanali, Patrícia Futurado, Eliane Pereira, professoras de Matemática e Ciências Humanas, com a proposta de oferecer textos de contextualização, atividades de reflexão, desafios, pesquisas, sínteses e sugestões de leituras e de acesso a audiovisuais para o ensino médio brasileiro.
“Nunca antes na história do país, foi distribuído um livro didático com essas características de diálogos disciplinares para as escolas públicas de todo o Brasil”, conta o professor Elias. Segundo ele, a obra foi submetida no Edital Objeto 2 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 do Ministério da Educação, tendo sido aprovada por comissão de especialistas brasileiros. Com a aprovação, serão enviados para as escolas, dois volumes: um com o Manual do Professor e um para o estudante.
Conforme o autor, o desenvolvimento do livro partiu de metodologias ativas e da valorização de cada disciplina escolar como a Filosofia, a Geografia, a História, a Matemática e a Sociologia, numa proposta de trabalhar conteúdos que são dos interesses dos jovens e ao mesmo tempo importantes na construção da cidadania e do pensamento crítico, criativo e científico.
Ao longo de 252 páginas divididas em quatro unidades e oito capítulos, professores e estudantes das escolas públicas poderão percorrer temáticas como “Cenário Socioeconômico”, “O mundo do trabalho”, “Estado e representação política” e “O lugar da educação”.
Em “Cenário Socioeconômico”, os autores refletem sobre a economia brasileira e as desigualdades; para então discutir as relações de trabalho, o empreendedorismo e a precarização na unidade intitulada “O mundo do trabalho”. Sistemas políticos, participação e internet, opinião pública e representatividade são os assuntos abordados em “Estado e representação política”. Na sequência, os autores falam sobre o censo escolar, o direito à educação, o financiamento e as ações afirmativas na unidade “O lugar da educação”.
Para o professor Elias, que se diz muito feliz pela possibilidade de o trabalho chegar até as escolas, o material didático pode contribuir significativamente para as áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas. “Imagino que se, nas décadas anteriores, tivéssemos acesso a um material didático em diálogo como esse, as experiências escolares de muitas pessoas de Humanas e Exatas teriam sido muito mais significativas”, comenta. “Este livro é um sonho que se torna realidade, uma realização como educador e sociólogo poder contribuir para o desenvolvimento da educação básica no país e honrar a educação pública que me trouxe até aqui”, finaliza.
Mais uma ótima notícia é poder acessar o livro integralmente pela Calaméo, ferramenta web de acesso gratuita a publicações on-line e interativas. Confira no link: https://en.calameo.com/read/00568978436b7e178b5e8
Interessados em conhecer mais detalhes desta obra, que trabalha de forma integrada as Ciências Humanas, as Ciências Sociais Aplicadas e a Matemática, podem acessar o vídeo e o podcast produzidos pela editora:
:: Vídeo “Palavras de Ciências e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática”
:: Podcast “Palavras em Sala de Aula | #14: Ciências Humanas e Matemática”