Portal da Secretaria do Estado de Saúde de Varginha divulga curso de capacitação oferecido pela UNIFAL-MG que atende a população LGBTQIAPN+

No dia 11/06, o Portal da Secretaria do Estado de Saúde publicou uma matéria sobre capacitação promovida pela Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG. Na oportunidade, a professora Simone Albino da Silva, da Escola de Enfermagem da Universidade, explicou questões pertinentes à capacitação “Vigilância em Saúde e Integralidade da Atenção à População LGBTQIAPN+ na Atenção Primária à Saúde”.

Segundo a docente, a capacitação é destinada a mais de 40 enfermeiros da rede municipal de Alfenas. “Em função de pesquisas desenvolvidas em anos anteriores, que mostravam a dificuldade dessa população no acesso e atendimentos de serviços de saúde na atenção primária, foi identificada uma lacuna sobre o conhecimento dessa política e a vivência dos profissionais de saúde. Então, elaboramos um projeto que foi enviado ao Ministério da Saúde (MS)”, explicou.

Ainda de acordo com a professora Simone Silva, o projeto visa o fortalecimento e a implementação das ações de vigilância, previstas na Política Nacional de Vigilância em Saúde, bem como a promoção em saúde. “O projeto aborda a competência dos profissionais de enfermagem na prestação de cuidados inclusivos e sensíveis à diversidade no nível da atenção primária à saúde e contempla também o papel das equipes de estratégias de saúde da família, equipes de saúde prisional e toda a rede de atendimento”, completou.

Confira a matéria completa pelo link: https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/19996-srs-varginha-aborda-vigilancia-em-saude-e-integralidade-da-atencao-a-populacao-lgbtqiapn-em-capacitacao-da-unifal

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.