O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) realizou mais uma etapa no processo de internacionalização. Entre os dias 25 a 28 de novembro, aconteceu, na Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), em Bogotá, o 5º Encuentro Latinoamericano de Agricultura Urbana e Periurbana (ELAUP) y 1º Seminário Latinoamericano de Geografia Rural (LAGRURAL) – Ruralidades contemporáneas y los desafios de la seguridad alimentaria en América Latina, ocasião na qual docentes e discentes da UNIFAL-MG apresentaram dezoito trabalhos. As ações de internacionalização são parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia, no qual o professor Flamarion Dutra Alves, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), realiza seu pós-doutorado.
O evento recebeu apoio do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES) da UNIFAL-MG, da Rede de Estudos Agrários (REA) e dos professores Flamarion Dutra Alves (um dos coordenadores), Ana Rute do Vale e Rodrigo Pisani, todos do ICN, que orientaram os trabalhos desenvolvidos pelos discentes da UNIFAL-MG. “As ações, realizadas em prol da discussão sobre segurança alimentar e nutricional na América Latina, ocorreram durante quatro dias, dentre os quais aproximadamente trezentas pesquisas foram apresentadas de maneira presencial e online”, destaca Flamarion Alves.

“Esta foi a 5ª edição. Por causa da pandemia, a última havia sido realizada em 2019. Em 2027, o encontro será realizado na UNIFAL-MG”, ressalta o professor, responsável pela participação da Universidade no evento. Flamarion Dutra Alves realiza seu pós-doutorado na Universidade da Colômbia, no qual, além de pesquisa a respeito dos processos de mundialização da cafeicultura com ênfase nas relações Brasil e Colômbia, está incluído o projeto de internacionalização da UNIFAL-MG com apoio da FAPEMIG.
“Tentamos incluir o PPGEO na organização do evento para estimular a participação da comunidade acadêmica. Com a realização do 6º ELAUP e 2º LAGRURAL em Alfenas no ano de 2027, daremos continuidade a esse processo e, com certeza, será um grande prazer para a UNIFAL-MG e, em especial, para o curso de Geografia, que completará vinte anos na ocasião”, enfatiza.
A professora Lilliam Quirós Arias, da Universidade Nacional de Costa Rica, por sua vez, reitera que o evento permitiu reconhecer a importância e a magnitude das transformações rurais, as quais refletem uma completa interação entre dinâmicas globais e estruturas histórica locais. “ La seguridad alimentaria vinculada fuertemente a la agricultura dependerá de nuestra capacidad para construir nuevas ruralidades donde la producción de alimentos, la sostenibilidad ambiental, la inclusión social y la resiliencia climática se articulen de manera sinérgica en los territorios”, afirma. Nas palavras da docente, a segurança alimentar, discutida na ocasião e fortemente vinculada a agricultura, depende de nossa capacidade de construir novas ruralidades, nas quais a produção de alimentos, a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e o respeito ao clima se articulem de maneira sinérgica nos territórios.
Conforme o pesquisador Flamarion Alves, a participação da UNIFAL-MG em um evento internacional é de grande importância para o estreitamento das relações com outras universidades e grupos de pesquisa da América Latina, além de ser uma oportunidade de fortalecer o intercâmbio de docentes e discentes e divulgar, de forma internacional, as pesquisas realizadas no curso de Geografia.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.















