Prática de yoga e meditação contribui para o bem-estar da comunidade universitária no campus Poços de Caldas

A UNIFAL-MG desenvolve um projeto de extensão que dissemina os benefícios da filosofia milenar do yoga ao promover o bem-estar físico e mental da comunidade acadêmica e externa à Universidade. Em consonância com a data em que se comemora o Dia Internacional do Yoga, a ser celebrada no dia 21 de junho, vamos apresentar a ação extensão “Atividade de Yoga e Meditação para Melhorar a Qualidade de Vida”, desenvolvida no campus Poços de Caldas.

Coordenado por Rafaela Cristina Sanfelice, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), e por Kênia Eliber Vieira, técnica em assuntos educacionais do campus, o projeto oferece sessões semanais de yoga e meditação, conduzidas por instrutores qualificados. “Essa prática, que já impactou significativamente o Oriente, está ganhando cada vez mais adeptos no Ocidente”, comenta a coordenadora. “Nosso objetivo é plantar a semente do yoga e meditação para melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos”, enfatiza.

O projeto começou no final de 2022 e desde então a coordenação observa um crescente interesse dos estudantes em participar das atividades. “A quantidade de participantes frequentemente atinge o limite máximo das sessões presenciais de yoga, e as meditações ao ar livre nos gramados da UNIFAL-MG, acompanhadas de chá para aquecer, têm atraído cada vez mais alunos”, conta.

A professora Rafael Sanfelice também diz que o projeto tem possibilitado a aproximação dos estudantes, inclusive para compartilhar suas angústias e problemas. “Isso nos permite encaminhá-los, quando necessário, para ajuda especializada, promovendo um suporte mais holístico e eficaz”, pontua.

De acordo com a professora, as atividades foram pensadas para serem inclusivas, acessíveis a todos os níveis de experiência, desde iniciantes até praticantes avançados. “Queremos que todos sintam-se bem-vindos e capazes de participar, independentemente de sua idade ou condição física”, assegura. “A nossa meta é proporcionar um espaço acolhedor onde cada um possa explorar os benefícios do yoga e da meditação ao seu próprio ritmo”, acrescenta.

——————————————————-

(Fotos: Arquivo/Projeto Atividade de Yoga e Meditação para Melhorar a Qualidade de Vida)

Uma das razões que motivou a proposta do projeto foi justamente a constatação dos problemas emocionais que acometem universitários e servidores da Universidade. “A ideia do projeto surgiu ao observar a quantidade de alunos e funcionários que sofrem com problemas emocionais, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico”, relata a coordenadora.

“Comecei a praticar yoga durante um período em que enfrentava crises de ansiedade e essa prática foi um divisor de águas na minha vida. A cada dia me apaixono mais pelo yoga e pela sua filosofia, e senti uma imensa vontade de levar essa prática a outras pessoas para que também possam melhorar sua qualidade de vida.”

——————————————————-

Neste ano de 2024, a coordenadora do projeto encontra-se afastada para pós-doutoramento fora de Poços de Caldas, no entanto, as atividades estão sendo realizadas a distância. “Criei um canal no YouTube, onde publico semanalmente práticas de yoga e meditação. Minha parceira no projeto, Kênia, está responsável por reunir os participantes no campus da UNIFAL-MG Poços de Caldas toda segunda-feira às 13h para realizarem a meditação assistindo ao vídeo e praticando juntos”, informa.

Segundo a coordenadora, a criação do canal no YouTube e, mais recentemente, no Spotify, visa alcançar um público mais amplo, de forma a permitir que a comunidade externa também possa se beneficiar das práticas de yoga e meditação.

Em relação aos benefícios da prática, a professora Rafaela Sanfelice aponta a redução do estresse, a melhora da concentração e o aumento da sensação de bem-estar. ”No contexto universitário, essas práticas são especialmente importantes, pois ajudam os alunos e funcionários a gerenciar a pressão acadêmica e profissional. Além disso, o yoga promove um ambiente de paz e colaboração, contribuindo para um clima universitário mais saudável e harmonioso”, destaca.

Acompanhe as atividades do projeto nos canais: YouTube e Spotify.

—————————————

(Imagem em destaque: Registro de uma sessão ao ar livre nos gramados do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG – Foto: Arquivo/Projeto Atividade de Yoga e Meditação para Melhorar a Qualidade de Vida)