Professores e alunos de Enfermagem e Medicina oferecem curso de atualização em emergências a profissionais de saúde do município de Carvalhópolis

Docentes e discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da UNIFAL-MG promoveram o curso de formação “Atualização em emergências: Suporte Básico e Avançado de Vida em Cardiologia” para profissionais de saúde da Atenção Básica do município de Carvalhópolis. Realizada durante o mês de maio, a ação foi oferecida gratuitamente a enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e motoristas de ambulância da atenção básica do município.

Conforme esclarecido por um dos ministrantes do curso, Prof. Rogerio Silva Lima, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, a iniciativa surgiu da demanda, apresentada pelos profissionais de Atenção Básica de Carvalhópolis, de treinamentos voltados às necessidades de formação contínua, objetivando a atualização teórico-prática sobre suporte básico e avançado de vida em cardiologia.

“A qualificação de recursos humanos nesse âmbito é fundamental, posto que a equipe que realiza o primeiro atendimento contribui decisivamente para melhoria do prognóstico da vítima de parada-cardiorrespiratória”, afirma o docente.

Segundo a organização, o curso foi realizado de modo híbrido, contando com uma parte teórica, oferecida por meio da plataforma Moodle, e uma parte prática, realizada no dia 24/05, com treinamento simulado em manequins dos laboratórios da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG (FAMED).

A ação é vinculada ao projeto “Ative: Aprendizagem Interprofissional em Emergências” e envolve a Liga Interprofissional de Urgência e Emergência da UNIFAL-MG, iniciativas que congregam servidores e alunos da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina.

Além do professor Rogério Lima, participaram do curso como ministrantes a professora Silvana Maria Coelho Leite Fava, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG; a enfermeira e servidora técnico-administrativa em Educação, Roberta Garcia Gomes; o professor Anderson de Castro Ribeiro, da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG; e os demais discentes dos cursos de Enfermagem e Medicina da Instituição.

Na oportunidade, o professor Rogério Lima contou que o Sul de Minas é composto por muitas cidades menores, interligadas por um sistema viário que nem sempre favorece o rápido deslocamento da equipe de atendimento pré-hospitalar até as vítimas.

“Isso situa a equipe da atenção básica como elo fundamental para assistência de qualidade até a chegada da equipe de emergência, sobretudo porque, em alguns municípios em que não há sistema hospitalar, a Unidade Básica de Saúde e/ou a Equipe de Estratégia de Saúde da Família são as principais portas de entrada para as pessoas em situações de emergências”, afirmou o docente.

Aos municípios interessados em receber o curso, é necessário contatar a equipe pelo e-mail: rogerio.lima@unifal-mg.edu.br

Confira, abaixo as fotos do curso. (fotos: arquivo/Prof. Rogério Lima)

(Imagem destaque: profissionais de saúde reunidos durante a atividade presencial realizada no laboratório da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG. foto: arquivo/Prof. Rogério Lima)