A UNIFAL-MG, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRI), promoveu, no dia 5/12, a roda de conversa “60 anos do PEC-G” em comemoração às seis décadas do Programa de Estudante – Convênio de Graduação (PEC-G). O encontro reuniu estudantes vinculados ao programa, estudantes internacionais de outros programas e gestores e membros da comunidade acadêmica.

O evento iniciou-se com fala da diretora da DRI, Stephanie Silva, que destacou a importância do programa para a internacionalização da Universidade e para o fortalecimento da convivência intercultural no campus. Além disso, também participaram da atividade a servidora da DRI Virgínia Castro, o pró-reitor de Graduação Wellington Ferreira Lima, a psicóloga da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) Crislaine Luisa Araújo e a professora do Instituto de Química (IQ) Keila Kill.

O reitor Sandro Amadeu Cerveira, que também esteve presente na roda de conversa, reforçou, com sua participação, o compromisso institucional com políticas de acolhimento, inclusão e internacionalização solidária. Ademais, segundo a servidora Virginia Castro, o momento foi conduzido em formato participativo, a fim de incentivar a troca de experiências entre estudantes internacionais e a comunidade acadêmica.
Ainda de acordo com Virgínia Castro, o evento objetivou registrar e valorizar as experiências multiculturais dos acadêmicos, além de sensibilizar a instituição para para trocas de acolhimento e internacionalização solidária. “A roda de conversa também foi uma forma de divulgar a trajetória histórica do PEC-G e da participação da UNIFAL-MG no programa”, destaca. Como parte das ações comemorativas, a DRI também envolveu os campi de Poços de Caldas/MG e Varginha/MG, nos quais há estudantes vinculados ao PEC-G, que receberão brindes comemorativos.
Atualmente, a UNIFAL-MG, que integra o programa desde 2021, conta com 27 estudantes vinculados e, para 2026, a Universidade prevê o recebimento de mais 13 discentes. Criado formalmente em 1965, o PEC-G oferece vagas gratuitas de graduação a estudantes de países parceiros e é atualmente coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Educação.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.














