Discentes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, se graduaram na última segunda-feira, 05/02, na Casa Salles, em Poços de Caldas. Foram 84 novos profissionais que concluíram o ensino superior pela Universidade, sendo 30 no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), 21 em Engenharia Ambiental, 7 em Engenharia de Minas e 26 em Engenharia Química.
Presidida pelo diretor do campus de Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha, a solenidade festiva contou com a participação de representantes da gestão da Universidade, da gestão administrativa e das coordenações dos cursos, bem como homenageados, familiares e amigos dos formandos. Na ocasião, a formanda do curso de Engenharia Química, Ana Laura Siqueira, proferiu o juramento solene acompanhada dos demais colegas presentes.
A Bacharela Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Mirela de Lira Sousa, recebeu o capelo das mãos do diretor do Campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG e presidente da solenidade, Prof. Gunther Brucha, marcando a outorga dos graus de todos os graduados que, em seguida, receberam seus certificados de cada curso.
Durante a cerimônia, os afilhados Cynthia Caroline Aparecida Neves Macedo, Vinicius Sanches da Silva, Victória Curi Nicolas e Julia Rodrigues Silva Messias prestaram homenagem aos padrinhos, respectivamente, Marcelo Ribeiro Barison, Carolina Del Roveri, Fabiano Cabañas Navarro e Leonardo Henrique Soares Damasceno. Ainda, o engenheiro de Minas, Guilherme Oliveira de Araújo, entregou homenagem à servidora homenageada pelos cursos, Paula Mari Sato.
Na sequência, o graduado do bacharel interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Ian Félix de Oliveira; a engenheira ambiental, Helena Faconi Lúcio; e a engenheira química, Victória Curi Nicolas; receberam o prêmio de “Destaque Acadêmico” por terem se destacado nas atividades curriculares durante sua trajetória na Universidade.
A bacharela interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Brenda Vitória de Abreu Fonseca, recordou, juntos dos colegas, os desafios e as conquistas trilhadas ao longo da graduação. “Nós passamos, pelo menos, três anos investindo nossas energias e nosso tempo, dando nosso melhor, para subir mais um degrau em nossas histórias e realizarmos o sonho de nos formar”, declarou.
“À turma de formandos desejo todo sucesso, alegria e realizações que a vida tem a oferecer. Vamos abraçar o futuro com coragem e entusiasmo, sabendo que somos capazes de alcançar tudo o que desejamos”, finalizou Brenda Fonseca.
Em seguida, a oradora das Engenharias, a engenheira química Marcela Correa de Figueiredo, marcou os colegas com seu discurso, ao expressar gratidão pela dedicação envolvida entre alunos, familiares, colegas e professores na realização de sonho do ensino superior. “Aqueles que nos ouviram, ajudaram, se importaram e nos incentivaram a conquistar tudo o que temos hoje”, agradeceu.
Discursaram, também, o paraninfo do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prof. Marcelo Ribeiro Barison; a paraninfa dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, e vice-diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia, Profa. Carolina Del Roveri; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG, Prof. José Francisco Lopes Xarão; e o diretor do campus de Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha.
Em sua fala, a Profa. Carolina Del Roveri aconselhou os novos profissionais graduados sobre os desafios enfrentados na vida. “Muitas vezes, as coisas não acontecem da forma como esperávamos, ou no tempo em que esperávamos. É importante não desesperar. Podemos escolher entre sentar e reclamar ou buscar soluções. Podemos escolher entre nos entregar ou sermos resilientes, respirarmos fundo e buscarmos a luz do fim do túnel. A segunda opção é desafiadora, dolorida, trabalhosa, mas nos faz mais fortes”, pontuou a docente.
O diretor do campus, em seu discurso, salientou a importância da dedicação e do comprometimento dos discentes com a graduação. “Orgulhem-se disso, carreguem a UNIFAL-MG para sempre nos corações de vocês e defendam a ideia de continuidade e fortalecimento das Universidades Federais, para que outras pessoas possam ter a oportunidade que vocês tiveram”, finalizou o docente Gunther Brucha.
Confira as fotos do evento na galeria abaixo. (Foto: arquivo/Dicom)