Integrantes do Laboratório de Antropologia Forense e da Liga Acadêmica de Ciências Forenses da UNIFAL-MG participam do Interforensic

O evento aconteceu entre os dias 25 e 28/08 em Curitiba/PR

Atualizado em 5 de setembro de 2025 às 16:21

Integrantes do LAFF e da LACFor no Interforensic, em Curitiba/PR. (Imagens: arquivo pessoal)

A UNIFAL-MG esteve presente na Interforensic, maior conferência de ciências forenses da América Latina. O evento aconteceu entre os dias 25 a 28/08 em Curitiba/PR e contou com a participação de discentes, orientadores e coordenadores do Laboratório de Antropologia Física e Forense (LAFF) e da Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor) da Universidade. Na ocasião, foram apresentados quatro trabalhos científicos e de extensão na modalidade pôsteres.

Participantes do LAFF durante apresentação de pôsteres no Interforensic.

Segundo Alessandra Esteves, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e coordenadora do LACFor e da LAFF, o evento proporcionou aos discentes e docentes uma troca enriquecedora de experiências com peritos criminais da esfera estadual e federal, além de peritos judiciais e cientistas forenses de vários lugares do mundo. “Os representantes da UNIFAL-MG tiveram a oportunidade de participar de uma conferência sobre centros tafonômicos e realismo forense, ministrada por Shari Forbes, professora e coordenadora de Ciências Forenses da Universidade de Windsor, no Canadá”, afirma. 

“Este evento foi importante para consolidar a parceria e convênio estabelecidos entre o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e o Laboratório de Antropologia Física e Forenses (LAFF) que irá em breve iniciar seus trabalhos com tafonomia em biomas do sudeste e centro-oeste brasileiro”, explica Alessandra Esteves.

Visita à Polícia Científica.

Além da participação no evento, os discentes e docentes ainda tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica, na Polícia Técnica Científica do Estado do Paraná, o que permitiu aos membros conhecer a infraestrutura e o trabalho desenvolvido por peritos criminais em alguns laboratórios forenses da instituição. 

Confira os trabalhos apresentados:

O Laboratório de Antropologia Física e Forense (LAFF) foi criado em 2020 com a finalidade de dar suporte aos docentes do Departamento de Anatomia (ICB) UNIFAL-MG em suas atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão. O LAFF atua principalmente nas áreas de pesquisa e o ensino, a partir de atividades de estágio para discentes de graduação e desenvolvimento de pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica na área de Antropologia Física e Forense. 

  • Maria Eduarda do Vale Uliniki Teixeira (Medicina), Gabriela Soldera Cabrini (Biomedicina), Júlia Figueira Cândido (Biomedicina), Magda Teixeira Dias de Andrade (Centro de Imaginalogia da Santa Casa de Alfenas), Itamar dos Reis Dias (Centro de Imaginalogia da Santa Casa de Alfenas), Wagner Costa Rossi Júnio (LAFF, DAnat-ICB), Alessandra Esteves (LAFF, DAnat-ICB):  “Craniometria de seios frontais obtidas em imagens coronais de tomografia computadorizada para determinação do sexo biológico de crânios humanos secos”;

    Discentes da UNIFAL-MG com pôsteres apresentados no evento.
  • Lívia Maria Bertoldo da Silva (Ciências Biológicas – Bacharelado), Luís Felipe Marques Lima (Farmácia), Marina Melo Frade Araujo (Farmácia), Malthus Fonseca Galvão (Universidade de Brasília), Wagner Costa Rossi Junior (LAFF, DAnat-ICB), Alessandra Esteves  (LAFF, DAnat-ICB): Fotogrametria: um atlas virtual 3D de crânios humanos como principal ferramenta de banco de dados para pesquisa, ensino e identificação de pessoas desaparecidas;
  • Laura Viana Miraglia (Biomedicina), Isabella Bastos Reis (Biomedicina), Luís Felipe Marques Lima, Isabella Rodrigues Curvelo da Silva (Biomedicina), Maria Clara Muniz Belon Moraes (Biomedicina), Wagner Costa Rossi Junior (LAFF, DAnat-ICB), Alessandra Esteves (LAFF, DAnat-ICB): Ciclo de Seminários: Metodologia alternativa para o ensino das Ciências Forenses em Instituições de Ensino Superior;
  • Wagner Costa Rossi Junior (LAFF, DAnat-ICB), Luís Felipe Marques Lima (Farmácia), Maria Eduarda do Vale Uliniki Teixeira (Medicina), Mariana Melo Frade de Araújo (Farmácia), Gustavo Henrique de Melo Tolentino (Biomedicina), Lorrany Romero de Oliveira (Ciências Biológicas – Bacharelado), Ilíada Vieira Affonso (Biomedicina), Lívia Maria Moreira Lorenço, Isabella Bastos Reis (Biomedicina), Alessandra Esteves (LAFF, DAnat-ICB): CSI Mirim e CSI Jovem: Primeiro passo para se tornar um perito criminal. Autoria: ANA CLARA DE NIGRIS ROSSI (Odontologia).

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM