UNIFAL-MG passa a oferecer, gratuitamente, testes diagnósticos citogenéticos por meio do SUS; em matéria veiculada à mídia regional, docente da Instituição esclarece fornecimento do serviço

No dia 24/06, os portais O Tempo e Correio do Sul veicularam matéria sobre oferecimento gratuito de realização de testes diagnósticos citogenéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na UNIFAL-MG. Na oportunidade, o professor Angel Mauricio Castro Gamero, do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade, explicou a importância da disponibilização dos testes para a população local.

Segundo o docente, os testes poderão ser utilizados em diversas especialidades médicas, como medicina fetal, neonatologia, pediatria, genética humana, reprodução humana, neurologia, hematologia e oncologia. “Essa vasta abrangência diagnóstica contribui para o acompanhamento e descobertas de casos de crianças com malformação congênita, deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down e outras cromossomopatias, além de auxiliar no diagnóstico de pacientes adultos, sobretudo nos casos de infertilidade e de casais com repetição de abortos”, explicou.

O educador ainda destacou que a oferta do exame do cariótipo, por meio do Laboratório de Genética Humana, é uma ação muito importante para o sistema de saúde local e regional, pois os testes serão oferecidos gratuitamente à população no âmbito do SUS. “Com isso,  sabemos que será possível diminuir inúmeras diferenças sociais e atender a população que precisa desse tipo de teste e que não tem os recursos para pagar na rede particular. É a Universidade cumprindo o seu papel social”, completou.

Acesse as matérias completas pelos links: https://www.otempo.com.br/brasil/2024/6/24/universidade-de-minas-passa-a-oferecer-testes-geneticos-pelo-sus| https://correiodosul.com/regiao/prefeitura-de-alfenas-e-unifal-oferecem-testes-diagnosticos-em-genetica-humana-pelo-sus/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.