A UNIFAL-MG recebeu o professor Carlos Fabião, da Universidade de Lisboa, Portugal, em uma visita técnica no mês de dezembro de 2024 que fortaleceu laços acadêmicos e de pesquisa. Durante sua estadia, Fabião, que já havia visitado a Instituição em 2014 com o apoio da UNICAMP, participou de diversas atividades no Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI).
O professor Carlos Fabião ministrou aulas para os mestrandos, coordenou seminários de pesquisa com alunos do 8º período de História e também lecionou para estudantes do 2º período do mesmo departamento. Além disso, participou de lançamentos de livros e de atividades no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).
A visita foi possível graças ao apoio da FAPEMIG, através do subprojeto “Fortalecimento da internacionalização através de redes de colaboração internacionais na pesquisa e pós-graduação da UNIFAL-MG”, aprovado em 2023. O professor do ICHL, Claudio Umpierre Carlan, responsável pelo projeto e pelo acordo de cooperação, destacou a importância desta visita: “A visita técnica do professor Carlos Fabião é um exemplo de uma cooperação que ‘saiu do papel’ e está sendo efetivamente utilizada.”
Para Carlan, a parceria com o docente é de longa data e muito significativa: “Fabião, além de ser um dos arqueólogos mais importantes da Europa, é um grande amigo e foi meu professor e mentor na Universidade de Lisboa. Esta colaboração remonta a 2004, cinco anos antes de minha entrada na UNIFAL-MG.” De acordo com o docente, a parceria proporciona aos alunos da UNIFAL-MG acesso ao UNIARQ, Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa. “Os estudantes estão se preparando para participar de escavações em Ammaia, sob a direção de Fabião, previstas para julho de 2025”, contou Carlan.
Durante sua visita, o professor Fabião também atuou como conferencista no IV Congresso Internacional Península Ibérica e suas Projeções e no II HISEDU (Encontro Internacional de História e Educação), eventos realizados em parceria com as universidades de Granada, Barcelona, Santiago de Compostela e Lisboa. “A presença de Fabião como conferencista, ao lado de renomados acadêmicos como José Remesal e Pedro Paulo Abreu Funari, é uma demonstração da qualidade e da internacionalização do nosso programa”, afirmou Carlan.
Para mais informações, acesse o site do congresso do PPGHI.