No dia 17 de junho, a UNIFAL-MG inaugurou, oficialmente, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do campus Poços de Caldas. Vinculado ao curso de Engenharia de Produção, o núcleo vai garantir o acesso gratuito a serviços contábeis e fiscais para contribuintes da cidade. O NAF é uma parceria com a Receita Federal do Brasil.
Para o delegado-adjunto da Receita Federal do Brasil, Henrique Cunha, o NAF é um dos projetos mais importantes de cidadania fiscal da Receita Federal. “Acredito que seja o primeiro NAF, de meu conhecimento, que vai ser aberto para os cursos de Engenharia, nesse caso, Engenharia de Produção. A UNIFAL-MG está de parabéns pela iniciativa e permite ao aluno ter esse conhecimento prático e envolvimento social. Acredito que a visão de que a população mais carente precisa da nossa assistência e essa visão humana é muito importante para todos os empreendedores do futuro”, destacou o delegado.
De acordo com o coordenador do NAF Poços, Prof. André Romano, o projeto é uma oportunidade para os alunos se tornarem consultores e terem um papel absolutamente nobre na sociedade. “A evolução de uma sociedade nós conseguimos medir, efetivamente, pela forma que ela trata os vulneráveis. Ela tem duas opções: ou os deixa invisíveis ou tira eles da margem, traz para uma discussão e os ensina o caminho. Isso é o NAF, um núcleo que vai ajudar o público em geral, nas ações fiscais contábeis, financeiras. É uma forma de aprendermos um pouco na Engenharia de Produção, aprender com a Receita Federal, e trazer esse conhecimento a fim de compartilhar com a sociedade”, destacou o coordenador.
O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira, chamou a atenção para a relevância da parceria entre a Universidade e a Receita Federal, destacando também a importância do alinhamento com a prefeitura de Poços de Caldas, no atendimento à população. “Do ponto de vista formal, nós fazemos parte de duas dimensões distintas do que chamamos de Estado Brasileiro: o nível federal e o nível municipal. A vida das pessoas acontece no município, portanto, a Prefeitura se torna um órgão estratégico para que os serviços que vêm do nosso lado e da Receita, no nível federal, possam chegar, de fato, às pessoas que mais precisam. Essas parcerias, que são de longa data, mostram o interesse das instituições e o nosso desejo de estreitar ainda mais essa relação, para oferecer um serviço mais acessível e mais potente à população”, destacou.
Ainda, o reitor marcou a importância das pessoas verem na UNIFAL-MG a possibilidade de realização de sonhos. “Uma Universidade 100% gratuita, de excelência, com as melhores notas em diversos cursos e que tem produzido pesquisa de qualidade, ensino e extensão” finalizou
Na ocasião, o diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha, ressaltou a relevância do projeto e das parcerias para o campus Poços de Caldas e, visando potencializar os atendimentos do NAF, sugeriu à Prefeitura de Poços de Caldas a cessão de um espaço central na cidade para que os atendimentos possam ser ampliados. Em sua fala, o vice-prefeito da cidade, Júlio César de Freitas, frisou a importância da parceria para o município. “Ações como esta transcendem a questões tributárias e contábeis, tornando essas instituições acessíveis. O impacto disso é imensurável. Está aceito o desafio de conseguirmos um espaço que facilite o acesso da população aos serviços do NAF”, confirmou o vice-prefeito.
O analista-tributário Vitor Braga salientou que a Universidade entende, assim como a Receita Federal, que a parceria entre órgãos públicos gera condições melhores para a sociedade. “O NAF gera valor para a sociedade à medida em que ele promove a justiça social, atende às pessoas que precisam dos serviços, mas também gera valor para os participantes. Por meio do NAF e do Pontos de Atendimento Virtual (PAV), nós conseguimos fazer esta aproximação com a sociedade. O aluno é o mais beneficiado pela relação porque ele ganha no lado profissional e também no âmbito pessoal, por serem pessoas, via de regra, jovens e que muitas das vezes não têm noção das demandas sociais, estão no processo de entender”, destacou.
Compuseram a mesa da cerimônia de inauguração do NAF campus Poços de Caldas o reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; o vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio César de Freitas; o delegado-adjunto da Receita Federal do Brasil, região de Varginha, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o chefe da agência da Receita Federal de Poços de Caldas e analista-tributário, Vitor de Castro Braga; o diretor do campus de Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha; o coordenador do NAF Poços de Caldas, o Prof. André Luiz Romano; e demais representantes da comunidade acadêmica.
Em seguida, os participantes da cerimônia foram até a unidade de atendimento do NAF, no prédio F do campus Poços de Caldas, para o descerramento da placa de inauguração do local. O atendimento do NAF campus Poços de Caldas têm início na primeira quinzena de agosto.
Vale mencionar que o campus Varginha da UNIFAL-MG dispõe de uma unidade do NAF para atendimento gratuito a pessoas físicas, micro e pequenas empresas, MEI e afins desde 2018. Para saber mais sobre como ter acesso ao serviço, acesse aqui.
Confira, abaixo, as fotos da inauguração. (Foto: arquivo Dicom/UNIFAL-MG)
(Foto destaque: descerramento da placa de inauguração do Núcleo de Apoio Fiscal do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG. Foto: arquivo/Dicom)