Projeto de extensão da UNIFAL-MG oferece aulas gratuitas de dança de salão para comunidade

Estudantes, servidores e comunidade externa podem se inscrever até o dia 11 de agosto

O Projeto Arte de Salão, iniciativa de extensão universitária da UNIFAL-MG, oferece aulas de dança gratuitas de tango, bolero, samba e forró para toda comunidade. As aulas acontecem no campus sede, em Alfenas/MG, no período noturno, às segundas, terças e quintas-feiras. As inscrições para ingresso no segundo semestre podem ser feitas até o dia 11 de agosto, pelo CAEX.

Coordenado pelo servidor Alexssandro Ramos da Cruz, engenheiro de segurança do trabalho do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), e pela colaboradora Gabrielle Tocacelli, licenciada em Letras Português e Letras Inglês pela UNIFAL-MG, a proposta é proporcionar diversão, aprendizado e contribuir para relações interpessoais dos participantes. “As aulas abordam princípios básicos de dança e não têm o intuito de formar dançarinos profissionais, especialmente por não serem ministradas por professores formados na área”, explica a coordenação.

Ao todo, são oferecidas 240 vagas, sendo 10 casais para aula de tango, 30 casais para samba de gafieira iniciante e 30 para intermediário, 30 para bolero iniciante, 30 para forró iniciante e 30 para intermediário. Para a aula de ritmos são disponibilizadas 50 vagas e para a Unati, programa de extensão destinado à pessoa idosa da UNIFAL-MG, são reservadas vagas para 30 casais. O projeto também oferece uma lista de espera e, no caso de vacância, os interessados são chamados para as aulas. O requisito para ingressar no nível intermediário é ter concluído o nível iniciante ou ter experiência em dança.

As aulas ocorrem no campus sede da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo)

Conforme os coordenadores, os instrutores, embora não sejam professores formados na área, garantem que todos os passos sejam apresentados de maneira clara e interativa. A prática em grupo e a colaboração entre os participantes são incentivadas, assegurando que todos se sintam confiantes e preparados.

“Começamos com aquecimento e, em seguida, o ambiente se transforma em uma pista livre, onde todos dançam livremente para se reconectar com os movimentos básicos e despertar a paixão pela dança. Além disso, as aulas proporcionam diversão de maneira mais saudável e respeitosa, fortalecendo os laços interpessoais e promovendo uma interação social mais autêntica e enriquecedora”, completam.

Confira os horários e aulas do segundo semestre:

Segunda-feira:

• 18h: Tango – Iniciados
  • 19h: Bolero – Intermediário
  • 20h: Bolero – Iniciante

Terça-feira:

• 18h: Workshop de Merengue (dias 6, 13 e 20 de agosto)
  • 18h: Ritmos (início dia 27/08)
  • 19h10: Samba – Iniciante
  • 20h10: Samba – Intermediário

Quinta-feira:

• 18h: UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade)