Laboratório de Estudos Editoriais promove bate-papo sobre “Livros acadêmicos, editoras universitárias, seus desafios e possibilidades” nesta terça-feira, 27 de agosto

Evento, em formato de live, contará com a participação da Gabriela Nair, coordenadora da Editora UEMG

O projeto de extensão “Laboratório de Estudos Editoriais (LEE)” promove um bate-papo, nesta terça-feira (27), sobre o tema “Livros acadêmicos, editoras universitárias, seus desafios e possibilidades”. A convidada é Gabriela Nair, coordenadora da Editora UEMG. O encontro, em formato de live, acontece a partir das 19h, na sala 325 do prédio O, com transmissão ao vivo no canal do PET Letras no YouTube, neste link. O evento é gratuito e aberto para participação da comunidade interna e da comunidade externa, de maneira presencial ou remota.

Captura de tela da transmissão da primeira live promovida pelo Laboratório de Estudos Editoriais. (Foto: Reprodução/YouTube PET Letras)

Conforme a professora Flaviane Carvalho, docente do curso de Letras e coordenadora do projeto junto à colega Kátia Oliveira, o Laboratório de Estudos Editoriais tem por objetivo ampliar discussões relacionadas à formação profissional e à produção dos discentes na área editorial. “O projeto organiza ciclos de debates – bate-papos em formato de lives com profissionais das áreas a serem abordadas – e oficinas sobre temas relacionados à formação profissional em edição, preparação de textos, revisão, tradução, diagramação, ilustração, catalogação, normalização”, explica.

As atividades são promovidas em parceria com a Editora UNIFAL-MG e o PET-Letras. “Pretende-se fomentar discussões relacionadas às áreas de atuação do profissional de Letras e outras áreas afins, oportunizando o contato com profissionais já estabelecidos no mercado de trabalho”, enfatiza.

O primeiro bate-papo contou com a participação da autora independente Gabriela Abreu, no dia 19/08. Na oportunidade, a convidada falou sobre “Os caminhos da autopublicação”. A live está disponível para acesso no YouTube do PET Letras.

Sobre Gabriela Nair

Gabriela Nair – coordenadora da Editora UEMG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Doutoranda e mestra em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2018), Gabriela Nair possui especializações em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2011) e em Gestão Estratégica pela Fundação João Pinheiro (2012), graduação em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2007) e em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Lecionou no curso de Design Gráfico do Instituto de Arte e Projeto – INAP em 2019. Coordena a Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 2018. É servidora de carreira e atua no Poder Executivo estadual desde 2008, com experiência em edição acadêmica, design editorial, comunicação e identidade corporativa, design thinking e desenho de políticas para o setor público, inovação, gerenciamento e avaliação de políticas, captação de recursos nacionais e internacionais, estratégia de governo, entre outros. Estuda as possibilidades de contribuição do design para a melhoria dos serviços públicos e com foco social.