UNIFAL-MG celebra Jubileu de Ouro e de Prata do curso de Odontologia em duas solenidades no dia 19/09

Professores e egressos do curso de Odontologia, respectivamente, das turmas de 1975 e 2000, no final das solenidades. (Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

A UNIFAL-MG celebrou, no dia 19/09, o Jubileu de Ouro, da turma de 1975, e o Jubileu de Prata, da turma de 2000, que carrega o  nome da professora Olinda Maria Barroso de Araújo, do curso de Odontologia. As solenidades aconteceram no Auditório Leão de Faria do campus Sede da Universidade. 

Jubileu de Ouro – Turma de 1975

Às 10h da manhã, a cerimônia foi dedicada à turma de 2000. A mesa solene foi composta pelo vice-reitor, Alessandro Antônio Costa Pereira, que presidiu a sessão; pelo pró-reitor de graduação, Wellington Ferreira Lima; pelo Diretor da Faculdade de Odontologia, Edmêr Silvestre Pereira Júnior; pelo homenageado da turma, o professor Wilson da Silveira Oliveira; e pela representante da turma, a odontóloga Ângela Telles Engel. 

Wellington Ferreira Lima é pró-reitor de graduação da UNIFAL-MG

“Se a gente consegue hoje emplacar projetos de pesquisa que se destacam no Brasil inteiro, é por causa do trabalho de vocês, que levam o nome da Instituição no trabalho com muito louvor. Se somos hoje a Universidade Federal de Alfenas, somos graças a cada um de vocês”, enfatiza o professor Wellington Lima.

O odontólogo Antônio Fernandes Costa renovou o juramento do curso de Odontologia acompanhado dos demais colegas presentes. Os jubilados receberam os diplomas comemorativos entregues pelo vice-reitor Alessandro Pereira e pelos professores Edmêr Júnior e Wilson Oliveira.  Após a concessão dos diplomas, a turma concedeu lembranças aos homenageados.

A odontóloga Márcia Fiorentini entrega a placa comemorativa ao diretor da Faculdade de Odontologia, Edmêr Silvestre Pereira Júnior

A odontóloga Aglair Andrade realizou homenagem ao professor Wilson Oliveira e, em nome da turma, agradeceu à colega Ângela Naves, responsável pela organização dos encontros da turma de Odontologia de 1975 ao longo dos anos. Em seguida, a odontóloga Márcia Fiorentini entregou a placa comemorativa ao diretor da Faculdade de Odontologia, Edmêr Júnior. 

A odontóloga Aglair Andrade concede homenagem ao professor Wilson da Silveira Oliveira em nome da turma de 1975 do curso de Odontologia da UNIFAL-MG

“Tudo valeu a pena. As alegrias, as tristezas, os bons e maus momentos, nada disso foi em vão, até mesmo os sacrifícios, a saudade de casa, quem sabe até as dores de cotovelos e de seus amores do passado. Mas tudo passa. Hoje olhando para vocês, alguns com cabelos brancos, com a face marcada pela sabedoria e com a alma serena pelo dever cumprido, digo que temos orgulho de vocês e que são exemplos a serem seguidos”, declara o professor homenageado Wilson Oliveira. 

Ângela Naves recita versos do poema feito por sua filha em homenagem aos jubilados. “Jubileu de ouro, razão da nossa união, que venham encontros, lembranças e dias, pois a amizade é eterna e renova a energia”, declama. Em seu discurso, o orador da turma Torello Lotti recorda as memórias que construíram juntos. “Vamos relembrar a trajetória da nossa formação, que foi muito significativa. Tivemos sempre uma convivência agradável e inesquecível entre nós e com professores e funcionários”, relembra. 

Ângela Maria Pasqua, egressa da turma de 1975 do curso de Odontologia

“É com imenso prazer que nós estamos aqui comemorando o nosso Jubileu, uma experiência gratificante, emocionante e que a gente tenta passar isso para vocês mais jovens, para continuar o que já fizemos. Então, continuem, vão em frente”, salienta Ângela Maria Pasqua, egressa do curso de Odontologia da turma de 1975.

Adelmo Soares Leonel, egresso da turma de 1975 do curso de Odontologia

“Foi uma época deliciosa em nossas vidas. uma época de muito estudo, de muita competência, de amizade com professores e de muitos amores. Nos marcou, nos marcou tanto que todo mundo está aqui hoje”, declara Adelmo Soares Leonel, egresso do curso de odontologia da turma de 1975.

Jubileu de Prata – Turma de 2000

Edmêr Silvestre Pereira Júnior é diretor da Faculdade de Odontologia e professor homenageado da turma

Às 15h, foi celebrado o Jubileu de Prata, dedicado à turma de 2000. A mesa foi novamente presidida pelo vice-reitor Alessandro Pereira, que também foi um dos professores homenageados da turma, ao lado do professor Ronaldo Célio Mariano. “Que essa celebração nos inspire a continuar exercendo nossa profissão com ética, humanidade, paixão. Eu vi muito brilho nos olhos de você”, declara Ronaldo Mariano.

Compuseram ainda a mesa o pró-reitor de Graduação, Wellington Ferreira Lima; o diretor da Faculdade de Odontologia, Edmêr Silvestre Pereira Júnior; o vice-coordenador do curso de Odontologia, Leonardo Amaral dos Reis; o paraninfo da turma, Mânio de Carvalho Tibúrcio; o patrono da turma, Hélio Milício de Souza; e a oradora da turma, a odontóloga Maria Claudia Silva Pinto. “Construímos um belo trabalho, nos vemos no nosso Jubileu de Ouro”, afirma a oradora.

Alessandro Antônio Costa Pereira é vice-reitor da UNIFAL-MG e professor homenageado da turma de 2000 do curso de Odontologia

O juramento foi renovado pela odontóloga Lisandra Cristina Arena Borges. Os diplomas comemorativos foram entregues pelos professores Alessandro Pereira, Leonardo Reis e Mânio Tiburcio. O odontólogo Munir Mohamed Mazloum homenageou o paraninfo da turma, o professor Mânio Tiburcio. A odontóloga Cristiane Silva prestou homenagem ao patrono da turma, o professor Hélio Souza. “Tudo foi feito para que vocês se sentissem integrados dentro da nossa Instituição e com a nossa vivência”, ressalta o patrono.

O paraninfo da turma, Mânio de Carvalho Tibúrcio, o patrono Hélio Milício de Souza e o professor Ronaldo Célio Mariano recebem homenagem dos jubilados durante cerimônia

Vanessa Silva Neves Albuini homenageou o professor Alessandro Pereira, e Ana Carolina de Lima Bueno homenageou o professor Edmêr Júnior. Adriano Ambrogi Lago fez homenagem ao professor Ronaldo Mariano. E o odontólogo José Marcos Cardoso entregou a placa comemorativa ao vice-coordenador do curso, Leonardo Reis. “Mais que profissionais dentistas, vocês se tornaram agentes de transformação, levando conhecimento, alívio, esperança, dignidade aos pacientes e aos familiares”, destaca Leonardo Reis.

O odontólogo José Marcos Cardoso entrega a placa comemorativa ao vice-coordenador do curso, Leonardo Amaral dos Reis

Durante seu discurso, o professor Alessandro Pereira recordou a aula da saudade, realizada com a turma no período de graduação. Na ocasião, cada estudante foi convidado a escrever o que esperava para os cinco anos seguintes. “Eu quero desejar a vocês toda a sorte do mundo para os próximos 25 anos ou mais”, finaliza o vice-reitor e professor homenageado da turma, Alessandro Pereira.

Adriano Ambrogi Lago é egresso da turma de 2000 do curso de Odontologia

Ambas cerimônias tiveram início com a execução do Hino Nacional, seguido da apresentação do vídeo institucional da UNIFAL-MG, que apresenta a trajetória da Instituição nesses 111 anos de fundação, 65 anos de federalização e 20 anos de transformação em Universidade.

Lavanya Thiyagarajah é egressa da turma de 2000 do curso de Odontologia

“Isso é o início de tudo, é o início de uma trajetória muito bonita, muito gostosa, e a gente vê todo mundo bem aqui, é muito positivo para nós”, afirma Adriano Ambrogi Lago.

“É emocionante, parece que a gente está sentindo a mesma emoção de quando recebemos o diploma pela primeira vez”, declara Lavanya Thiyagarajah.

No Flickr da UNIFAL-MG, estão disponíveis álbuns completos com a cobertura fotográfica de cada solenidade.

 

 

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM