A trajetória profissional de Daniel Mendes Coutinho, egresso do curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da UNIFAL-MG, é marcada por encontros e escolhas que o aproximaram cada vez mais do universo da educação. Hoje, professor da Rede de Ensino Apogeu na unidade de Pouso Alegre-MG, ele também atua como orientador educacional, ajudando jovens a planejar rotinas de estudo, pensar o futuro profissional e conhecer de perto o ambiente universitário, inclusive a própria UNIFAL-MG, que ele apresenta com orgulho aos seus alunos.
“O evento ‘UNIFAL-MG para Você’ tem sido fundamental para ajudar na escolha de carreira de vários alunos do nosso colégio”, destaca.
Além da atuação na Apogeu, Daniel é sócio-fundador do Colégio Identidade, em Ouro Fino-MG, onde também é professor e orienta estudantes. Em paralelo, integra o corpo docente do curso de Pedagogia no Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI), em Santa Rita do Sapucaí-MG. Na faculdade, ministra disciplinas voltadas às realidades do ensino médio e profissionalizante no Brasil.
Natural de Pouso Alegre, cidade onde ainda reside, Daniel explica que a escolha pela graduação em Geografia na UNIFAL-MG envolveu tanto afinidade acadêmica quanto memória afetiva. “Escolhi a UNIFAL-MG pela oportunidade de estudar em uma instituição federal próxima a Pouso Alegre e pelo histórico familiar, visto que meu bisavô foi estudante de Odontologia da antiga EFOA durante a década de 1920”, revela.

O geógrafo, formado na segunda turma do curso concluído em 2011, conta que viveu intensamente a construção de um curso ainda jovem, cheio de desafios e descobertas. “Por ter sido da segunda turma da graduação em Geografia (Bacharelado), vivenciei praticamente a construção desse curso e colecionei experiências incríveis que até hoje fazem parte do meu repertório como professor do Ensino Básico e Superior”, narra.
“Conectei-me com pessoas especiais, adquiri grande autoconhecimento e inspirei-me com professores que faço questão de reencontrar sempre que possível. Com certeza foram os melhores anos da minha vida”, complementa.
Segundo o egresso, os trabalhos de campo tiveram papel central na sua formação. “A vivência no dia a dia com meus colegas e os incríveis trabalhos de campo foram, com certeza, os melhores momentos que passei durante a graduação. A graduação me deu a oportunidade de conhecer diferentes regiões do Brasil a partir de trabalhos extremamente bem orientados pelo corpo docente do curso de Geografia. O trabalho prático foi fundamental na minha formação como geógrafo”, enfatiza.

Daniel também faz questão de destacar a importância dos professores do curso, e cita a contribuição da orientadora do seu Trabalho de Conclusão de Curso, a professora Ana Rute do Vale. “Não posso deixar de destacar a importância dos professores do curso, em especial a Profa. Dra. Ana Rute do Vale. Eles se tornaram minha maior inspiração como professor de Geografia.”
Após a conclusão do bacharelado, o geógrafo migrou para a Licenciatura, também pela UNIFAL-MG, e viveu sua primeira experiência docente na Escola Estadual Doutor Emílio da Silveira. Em 2013, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, de Rio Claro, onde concluiu o mestrado em 2015. Ao longo desse percurso, a formação da UNIFAL-MG foi fundamental para abrir portas e consolidar sua carreira como educador.
“A credibilidade da Instituição contou muito nos processos seletivos em que participei. A grade curricular do curso de Bacharelado é muito completa e nos coloca diante de um repertório geográfico muito grande. A Licenciatura possibilita uma excelente apresentação da realidade da educação brasileira. Todos esses são fatores diferenciais na formação de um geógrafo da UNIFAL-MG”, aponta.

Hoje, Daniel se orgulha não apenas do caminho profissional trilhado, mas também das possibilidades que criou para seus próprios alunos. “Com certeza, ter me tornado orientador pedagógico e professor universitário na área da educação muito se deve às inspirações que obtive durante meu período universitário na UNIFAL-MG”, salienta.
“Também me orgulha muito ter fundado uma escola em Ouro Fino-MG onde, junto aos meus sócios, consigo criar um projeto pedagógico que realmente faz diferença na vida dos jovens do município”, compartilha.

A UNIFAL-MG ainda deixou marcas na trajetória pessoal de Daniel. “Minha vida pessoal foi altamente impactada pelas amizades que cultivei e por ser o lugar onde conheci minha esposa [Leandra Dias], que na época cursava Ciências Biológicas na UNIFAL-MG. O rumo da minha vida foi inteiramente desenhado dentro dessa Universidade”, relata.
Com a maturidade de quem construiu uma trajetória consistente, cheia de significado, Daniel deixa um conselho aos estudantes que estão prestes a se formar: “Aproveitem ao máximo cada experiência oferecida por essa Universidade”, salienta.
Daniel ainda acrescenta que a Universidade não é apenas um espaço de formação profissional, mas também um importante espaço de convivência e evolução para cada estudante. “É onde aprendemos a lidar com a liberdade e com as responsabilidades, e onde formamos vínculos que serão importantes por toda nossa vida.”
Outros registros da trajetória do egresso:
Fotos: Arquivo/Daniel Mendes Coutinho
























