Acordo de cooperação prevê programa de intercâmbio com universidade da Alemanha para estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia

Um acordo de cooperação assinado no mês de maio entre a UNIFAL-MG e a Universidade Friedrich-Schiller de Jena, na Alemanha, prevê um programa de intercâmbio estudantil para possibilitar que estudantes de Geografia de ambas as universidades possam realizar pesquisas no exterior. A parceria é a primeira cooperação feita entre a instituição alemã com uma universidade da América do Sul.

Prof. Estevan Leopoldo de Freitas Coca (UNIFAL-MG) e o Prof. Simon Runkel (Universidade Friedrich-Schiller de Jena). (Fotos: Arquivo Pessoal)

O acordo é resultado de dois anos de atividades de colaboração em pesquisa e ensino entre o professor Estevan Leopoldo de Freitas Coca, docente do curso de Geografia do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG, e o professor Simon Runkel, do Instituto de Geografia da Universidade Friedrich-Schiller de Jena.

“Trata-se do nosso primeiro acordo de cooperação com uma instituição de ensino do exterior. Isso contribui significativamente com nossa internacionalização, criando oportunidades de pesquisa e ensino que darão maior alcance ao trabalho que já fazemos no PPGEO”, afirma o professor Estevan Coca.

No ano de 2022, o professor Estevan Coca passou dois meses em Jena, oportunidade em que acompanhou de perto as atividades de pesquisa e ensino em Geografia de lá. No mesmo ano, um grupo de estudantes esteve na UNIFAL-MG, sob a supervisão do professor Simon Runkel, para conhecer a estrutura do curso de Geografia da Instituição.

Após as atividades conjuntas, os professores aproximaram as instituições para celebrar o acordo de cooperação e a partir de julho deste ano, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIFAL-MG receberá o professor da área de Geografia Social da universidade alemã, Ferdinand Stenglein, para desenvolver projeto de pesquisa junto ao grupo do professor Estevan Coca.

“Nós realizaremos trabalhos de campo sobre a exploração de lítio em Minas Gerais. Isso é parte de uma pesquisa conjunta sobre a exploração de lítio no Brasil, na Alemanha e em Portugal. Além disso, também serão realizadas reuniões para discussão de atividades do acordo de cooperação”, comenta.

O acordo firmado também prevê uma visita técnica do professor de Geografia Urbana da UNIFAL-MG, Evânio dos Santos Branquinho, à Universidade de Jena, onde ficará 15 dias desenvolvendo atividades junto ao grupo de pesquisa em Geografia Social daquela instituição.

Segundo o professor Estevan Coca, a cooperação não visa apenas o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e visitas mútuas de pesquisadores graduados, como intercâmbios de professores e estudantes, pesquisas, conferências e ações de ensino e cultura. “Um dos objetivos centrais da cooperação é também criar um programa de intercâmbio estudantil para dar aos estudantes de Geografia de ambas as instituições a oportunidade de estudar e realizar pesquisas no exterior”, destaca.

As atividades de intercâmbio serão realizadas durante um período de três anos, conforme estabelecido no acordo.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIFAL-MG

Conheça o curso de Geografia da Universidade