Climatologista da UNIFAL-MG explica, em reportagem, o impacto da estiagem no reservatório do Lago de Furnas

O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao Jornal da EPTV – 1ª e 2ª edição para comentar a estiagem observada na região do sul de Minas que promove baixa no lago de Furnas. As matérias foram ao ar no dia 20 e 21/08.

Segundo o climatologista, a região está sofrendo com o período final de ação do fenômeno climático ‘El Niño’ que incita um mecanismo de bloqueio atmosférico nessa região do continente, dificultando  a entrada de massas de ar úmidas vindas da Amazônia ou do sul da Argentina. “Em função desse fenômeno, não é possível notar o aporte de umidade que poderia oferecer um alívio para a região”, afirmou.

Ainda de acordo com o docente, não se observa o ganho de umidade mas, em contrapartida, nota-se um ‘céu de brigadeiro’, expressão usada por aviadores. “Isso permite que o sol lance energia na paisagem, desde a hora que nasce até a hora em que se põe, e favorece o aumento da evaporação e, também, da evapotranspiração, em que as plantas também começam a sofrer fadiga e iniciam a utilização de lubrificação para manterem as suas atividades, e tudo isso diminui a oferta de recurso hídrico”, completou.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12839716/ | https://globoplay.globo.com/v/12841384/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM