Em reportagem, professor da UNIFAL-MG esclarece dúvidas sobre portabilidade do saldo devedor de cartão de crédito

Na imagem, o professor Marçal está em frente ao repórter, falando ao microfone, vestido com uma camisa rosa de botão. Na parte inferior da imagem há um escrito branco sobre uma faixa azul "DÍVIDAS DE CARTÕES DE CRÉDITO". Abaixo, escrito de azul sobre uma faixa branca "ENTENDA COMO FAZER PORTABILIDADE DE SALDO DEVEDOR". FIm da descrição.
Marçal Serafim Candido é docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG. (Foto: reprodução/EPTV1)

A partir do dia 1º de julho, entrou em vigor uma resolução do Conselho Motenário Nacional (CMN) – aprovada em dezembro de 2023 – que limita os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida, buscando diminuir o endividamento e melhorar a capacidade de planejamento do consumidor. Na última terça-feira (02), o professor Marçal Serafim Candido, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou de reportagem do jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição e esclareceu informações sobre portabilidade de saldo devedor do cartão de crédito.

Para o professor de Economia, o mais importante a se fazer ao executar portabilidade é observar as taxas cobradas pelos bancos. “Porque o Banco Central fez esta normativa, que entrou em vigor ontem, justamente para o consumidor ter mais competitividade e buscar mais opções. Além disso, o segundo elemento fundamental nessa portabilidade é ver se essa negociação cabe em seu orçamento. O consumidor tem que ter o orçamento para não se endividar ainda mais”, afirmou o professor.

Assista à reportagem:

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12725662/?s=0s