A UNIFAL-MG pelo Mundo, editoria cujo objetivo é narrar trajetórias de egressos da Universidade, apresenta mais uma história inspiradora. Mineiro da região do Vale do Aço, Heron Ataíde Martins completa, em 2025, vinte anos de sua atuação como cirurgião-dentista. Graduado e Mestre em Ciências Odontológicas pela UNIFAL-MG, além de especialista em Saúde Coletiva e Odontologia Hospitalar, hoje, é servidor público na saúde bucal da Prefeitura de Varginha. Seu propósito é fortalecer a saúde pública e, acima de tudo, deixar um legado positivo na assistência ou mesmo na gestão.

“A UNIFAL-MG foi minha casa em três momentos decisivos: Graduação em Odontologia (2005), Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2018) e Mestrado em Ciências Odontológicas (2019)”, destaca Heron Martins. “Cada etapa me deu novas perspectivas e abriu caminhos para ampliar meu impacto na área da saúde”, pontua.
De acordo com o cirurgião dentista, ele, que sempre sentiu o desejo genuíno de cuidar das pessoas, encontrou, na Odontologia, uma forma de transformar esse propósito em realidade. “Escolhi a UNIFAL-MG por sua tradição no ensino odontológico, pela qualidade do corpo docente e por ser uma universidade pública de excelência, que, mesmo no interior de Minas, forma profissionais preparados para atuar em qualquer lugar do país”, afirma.
Para Heron Martins, a Odontologia é uma área de grande importância no campo da saúde. “Desde o início, entendi que minha missão ia além de tratar dentes: a boca é porta de entrada para a saúde, o bem-estar e a dignidade de cada indivíduo”, diz. Mas, ele se lembra que seu verdadeiro encontro com a profissão ocorreu cerca de dez anos depois, quando retornou à UNIFAL-MG para cursar a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, seguida pelo Mestrado Acadêmico. “A odontologia me deu as ferramentas para tratar indivíduos; a saúde coletiva me ensinou a transformar comunidades. Troquei o foco do consultório para enxergar a boca e o sorriso de toda uma população e abracei, com convicção, a missão de promover a saúde pública.”, ressalta.

Atualmente, Heron Martins, que foi aprovado em primeiro lugar no concurso da Secretaria de Estado de Saúde para especialista em políticas e gestão em saúde e atuou na Regional de Alfenas, atua como servidor municipal na prefeitura de Varginha/MG. O cirurgião dentista também já trabalhou como diretor municipal de regulação e auditoria, professor de graduação em Saúde Coletiva e de pós-graduação em Ética e Legislação Profissional.
Em sua trajetória profissional e humana, as experiências vividas na UNIFAL-MG foram de grande importância. “Na Universidade, construí uma base sólida para a prática profissional, uni teoria consistente a experiências práticas riquíssimas, contato com professores inspiradores, projetos de extensão e pesquisa e atuação junto às comunidades”, enfatiza. “No campo pessoal, foi um período de amadurecimento, amizades duradouras e de um encontro espiritual que deu novo sentido à minha vida e à da minha futura família, especialmente por meio da Pastoral Universitária Católica, onde conheci minha esposa”, relembra.
Durante sua trajetória acadêmica, Heron Martins marcou presença em projetos de extensão comunitária. Hoje, ele se lembra do “Bairro Cidadão”, que reunia diferentes profissionais e atuava diretamente nos locais de vivência da população, e do “Saúde na Comunidade”, que, com um rádio, levava informações às pessoas de forma simples e acessível. Além disso, na graduação, o dentista também foi monitor e realizou estágios na saúde coletiva que ampliaram sua visão sobre o papel da odontologia.
Agora, prestes a completar vinte anos de formado, Heron Martins se orgulha de ter cuidado de inúmeros pacientes e realizado diversos procedimentos odontológicos, mas, sobretudo, de ter contribuído para a promoção da saúde coletiva. “Orgulho-me de ter atuado como conselheiro municipal e, especialmente estadual de saúde, representando o segmento trabalhador e defendendo a saúde bucal como direito de todos, fortalecendo o controle social no SUS, e defendendo o financiamento da saúde bucal e a inclusão da odontologia hospitalar no SUS antes mesmo de sua regulamentação”, ressalta.

“Como servidor estadual, orgulho-me de ter participado do grupo condutor da Rede de Atenção à Saúde Bucal de Minas Gerais, colaborando na elaboração de documentos estratégicos, protocolos assistenciais e políticas públicas. Durante a pandemia, apoiei municípios da regional de Alfenas no enfrentamento dos desafios da saúde bucal. Tenho orgulho de contribuir para a valorização de boas práticas nos serviços de saúde, seja como membro de bancas examinadoras, organizador de premiações e publicações ou recebendo reconhecimentos nacionais, como no ENATESPO e na Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS” de atividades focadas na gestão ou assistência”, destaca.
Para ele, também foi motivo de orgulho e grande satisfação retornar à UNIFAL-MG como parceiro profissional e contribuir com projetos acadêmicos, artigos científicos e parcerias em teleconsultoria. Em 2024, Heron Martins palestrou sobre como a Odontologia pode impactar a vida de um coletivo de pessoas na Semana Científica Odontológica da UNIFAL-MG.
“Da graduação na UNIFAL-MG, levo uma formação sólida, humanizada e generalista, para atenção à saúde bucal individual e coletiva. Da residência, levo o aprendizado baseado na problematização, no cotidiano e na realidade do serviço público. Do mestrado, trago o olhar crítico para a saúde pública, o planejamento e avaliação de políticas e a integração da prática clínica com evidências científicas, aplicando conhecimentos de epidemiologia em um levantamento de saúde bucal de relevância social”, finaliza.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.