“O rumo da minha vida foi inteiramente desenhado dentro dessa Universidade”, compartilha Daniel Mendes Coutinho, egresso do curso de Geografia, hoje professor e orientador educacional no Sul de Minas

O geógrafo é também mestre em Geografia e ministra disciplinas voltadas para educação em curso universitário
“Escolhi a UNIFAL-MG pela oportunidade de estudar em uma instituição federal próxima a Pouso Alegre e pelo histórico familiar, visto que meu bisavô foi estudante de Odontologia da antiga EFOA durante a década de 1920”, revela Daniel Mendes Coutinho. (Foto: Arquivo Pessoal)

A trajetória profissional de Daniel Mendes Coutinho, egresso do curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da UNIFAL-MG, é marcada por encontros e escolhas que o aproximaram cada vez mais do universo da educação. Hoje, professor da Rede de Ensino Apogeu na unidade de Pouso Alegre-MG, ele também atua como orientador educacional, ajudando jovens a planejar rotinas de estudo, pensar o futuro profissional e conhecer de perto o ambiente universitário, inclusive a própria UNIFAL-MG, que ele apresenta com orgulho aos seus alunos.

“O evento ‘UNIFAL-MG para Você’ tem sido fundamental para ajudar na escolha de carreira de vários alunos do nosso colégio”, destaca.

Além da atuação na Apogeu, Daniel é sócio-fundador do Colégio Identidade, em Ouro Fino-MG, onde também é professor e orienta estudantes. Em paralelo, integra o corpo docente do curso de Pedagogia no Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI), em Santa Rita do Sapucaí-MG. Na faculdade, ministra disciplinas voltadas às realidades do ensino médio e profissionalizante no Brasil.

Natural de Pouso Alegre, cidade onde ainda reside, Daniel explica que a escolha pela graduação em Geografia na UNIFAL-MG envolveu tanto afinidade acadêmica quanto memória afetiva. “Escolhi a UNIFAL-MG pela oportunidade de estudar em uma instituição federal próxima a Pouso Alegre e pelo histórico familiar, visto que meu bisavô foi estudante de Odontologia da antiga EFOA durante a década de 1920”, revela.

Trabalho de campo com os colegas de graduação no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, em São Paulo. (Foto: Arquivo Pessoal)

O geógrafo, formado na segunda turma do curso concluído em 2011, conta que viveu intensamente a construção de um curso ainda jovem, cheio de desafios e descobertas. “Por ter sido da segunda turma da graduação em Geografia (Bacharelado), vivenciei praticamente a construção desse curso e colecionei experiências incríveis que até hoje fazem parte do meu repertório como professor do Ensino Básico e Superior”, narra.

“Conectei-me com pessoas especiais, adquiri grande autoconhecimento e inspirei-me com professores que faço questão de reencontrar sempre que possível. Com certeza foram os melhores anos da minha vida”, complementa.

Segundo o egresso, os trabalhos de campo tiveram papel central na sua formação. “A vivência no dia a dia com meus colegas e os incríveis trabalhos de campo foram, com certeza, os melhores momentos que passei durante a graduação. A graduação me deu a oportunidade de conhecer diferentes regiões do Brasil a partir de trabalhos extremamente bem orientados pelo corpo docente do curso de Geografia. O trabalho prático foi fundamental na minha formação como geógrafo”, enfatiza.

Reencontro com a orientadora da graduação, a professora Ana Rute do Vale. (Foto: Arquivo Pessoal)

Daniel também faz questão de destacar a importância dos professores do curso, e cita a contribuição da orientadora do seu Trabalho de Conclusão de Curso, a professora Ana Rute do Vale. “Não posso deixar de destacar a importância dos professores do curso, em especial a Profa. Dra. Ana Rute do Vale. Eles se tornaram minha maior inspiração como professor de Geografia.”

Após a conclusão do bacharelado, o geógrafo migrou para a Licenciatura, também pela UNIFAL-MG, e viveu sua primeira experiência docente na Escola Estadual Doutor Emílio da Silveira. Em 2013, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, de Rio Claro, onde concluiu o mestrado em 2015. Ao longo desse percurso, a formação da UNIFAL-MG foi fundamental para abrir portas e consolidar sua carreira como educador.

“A credibilidade da Instituição contou muito nos processos seletivos em que participei. A grade curricular do curso de Bacharelado é muito completa e nos coloca diante de um repertório geográfico muito grande. A Licenciatura possibilita uma excelente apresentação da realidade da educação brasileira. Todos esses são fatores diferenciais na formação de um geógrafo da UNIFAL-MG”, aponta.

Daniel junto aos alunos do Apogeu. (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje, Daniel se orgulha não apenas do caminho profissional trilhado, mas também das possibilidades que criou para seus próprios alunos. “Com certeza, ter me tornado orientador pedagógico e professor universitário na área da educação muito se deve às inspirações que obtive durante meu período universitário na UNIFAL-MG”, salienta.

“Também me orgulha muito ter fundado uma escola em Ouro Fino-MG onde, junto aos meus sócios, consigo criar um projeto pedagógico que realmente faz diferença na vida dos jovens do município”, compartilha.

Registro de Daniel com Leandra Dias, que se tornaria sua esposa. (Foto: Arquivo Pessoal)

A UNIFAL-MG ainda deixou marcas na trajetória pessoal de Daniel. “Minha vida pessoal foi altamente impactada pelas amizades que cultivei e por ser o lugar onde conheci minha esposa [Leandra Dias], que na época cursava Ciências Biológicas na UNIFAL-MG. O rumo da minha vida foi inteiramente desenhado dentro dessa Universidade”, relata.

Com a maturidade de quem construiu uma trajetória consistente, cheia de significado, Daniel deixa um conselho aos estudantes que estão prestes a se formar: “Aproveitem ao máximo cada experiência oferecida por essa Universidade”, salienta.

Daniel ainda acrescenta que a Universidade não é apenas um espaço de formação profissional, mas também um importante espaço de convivência e evolução para cada estudante. “É onde aprendemos a lidar com a liberdade e com as responsabilidades, e onde formamos vínculos que serão importantes por toda nossa vida.”

Outros registros da trajetória do egresso:

Fotos: Arquivo/Daniel Mendes Coutinho

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM