Pesquisa explora o potencial dos psicodélicos para aliviar o sofrimento espiritual e existencial em pessoas com doenças graves

Imagem no destaque: Reprodução/Canva Education

Uma produção científica de pesquisadores vinculados ao Centro Interdisciplinar de Estudos em Cuidados Paliativos (CIECP) da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG aponta os benefícios potenciais da terapia assistida com psicodélicos para aliviar o sofrimento espiritual e existencial em pessoas com doenças graves. O trabalho ganhou repercussão recentemente na revista científica internacional Journal of Holistic Nursing, periódico da área de Enfermagem Holística e Medicina Alternativa.

Autores do estudo: a professora Ana Cláudia Mesquita Garcia, pesquisadora da Escola de Enfermagem, Lucas Maia, pesquisador colaborador do CIECP, e a professora Pamela Reed, da Universidade do Arizona (EUA). (Fotos: Arquivo Pessoal)

O estudo “Explorando Psicodélicos para Aliviar o Sofrimento Existencial e Espiritual em Pessoas com Doenças Graves a partir da Teoria da Autotranscendência” foi desenvolvido pela professora Ana Cláudia Mesquita Garcia, pesquisadora da Escola de Enfermagem, em parceria com Lucas Maia, pesquisador colaborador do CIECP, e a professora Pamela Reed, da Universidade do Arizona (EUA). A proposta foi desenvolvida sob a perspectiva da Teoria da Autotranscendência, proposta pela professora Pamela Reed.

“A autotranscendência é o processo pelo qual um indivíduo não apenas lida com a vulnerabilidade, mas alcança algum senso de bem-estar na presença da vulnerabilidade”, explica a professora Ana Cláudia Garcia. Segundo ela, a parceria com a professora americana se deu devido à relevância da teoria para o tema investigado. “O contato inicial com a apresentação da proposta do texto, bem como todo o processo de refinamento do texto e publicação se deu via e-mail”, informa.

Com foco em fornecer uma base teórica e reflexiva para futuras pesquisas e práticas clínicas, o estudo partiu de uma análise teórica sobre a literatura existente a respeito do uso de psicodélicos no alívio do sofrimento espiritual e existencial em pessoas com doenças graves. “O desenvolvimento do texto envolveu uma revisão de estudos anteriores, discussões teóricas sobre a Teoria da Autotranscendência de Pamela Reed, e a integração desses conceitos para explorar as potenciais conexões entre psicodélicos e autotranscendência”, explica.

Na visão da professora Ana Cláudia Garcia, por facilitar a autoexploração, a autotranscendência e a expansão da consciência, a terapia assistida com psicodélicos se mostra promissora na abordagem do sofrimento existencial e espiritual em pessoas com doenças graves. “O TAP tem sido associado a reduções no medo da morte, melhorias no significado da vida, otimismo e bem-estar espiritual, destacando seu potencial para lidar com o sofrimento existencial em pacientes gravemente enfermos”, afirma.

Reprodução (Imagem de freepik)

A terapia psicodélica integra o campo da Enfermagem paliativa, cujo objetivo é oferecer atenção especial aos aspectos existenciais e espirituais no cuidado aos pacientes. “As pessoas que passam por experiências desafiadoras, como é o caso de doenças graves, geralmente passam por uma crise de identidade e questionam o propósito de suas vidas”, comenta. “A experiência com terapia psicodélica pode ajudar os pacientes a desenvolver um maior senso de autoconsciência e uma compreensão mais profunda de suas questões existenciais e espirituais, permitindo-lhes encontrar significado e paz interior”, detalha.

Sobre a publicação na revista científica da área, a professora Ana Cláudia Garcia reconhece ser uma oportunidade de dar mais visibilidade para a temática entre pesquisadores e profissionais de saúde e, assim, possibilitar mais pesquisas e discussões sobre o tema emergente. “A publicação no Journal of Holistic Nursing é significativa, pois é um veículo de divulgação científica importante na área de terapias integrativas e complementares”, diz. “Isso permite que outros profissionais de saúde e pesquisadores compreendam os benefícios potenciais da terapia assistida com psicodélicos, incentivando uma abordagem mais integrada e humanizada no tratamento de pacientes com doenças graves”, finaliza.

O artigo “Exploring Psychedelics for Alleviating Existential and Spiritual Suffering in People With Serious Illnesses: Links to the Theory of Self-Transcendence” pode ser acessado neste link.

(Imagem no destaque: Reprodução/Canva Education)