No dia 24 de outubro, a comunidade acadêmica e administrativa da UNIFAL-MG terá a oportunidade de conversar sobre o cenário de restrição orçamentária que as universidades federais têm enfrentado na última década durante o evento “Seminário sobre Orçamento Público e Matriz Orçamentária”. A atividade acontece no auditório do prédio J da Unidade Educacional Santa Clara, a partir das 09h.
Promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), o seminário contará com participação do professor Evandro Rodrigues de Faria, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que é o atual vice-coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad).
Segundo o economista Lucas Cezar Mendonça, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, será uma oportunidade para divulgar e debater com transparência sobre os métodos de financiamento das universidades e seus impactos, inclusive para gestores.
“O processo de capacitação na Instituição sobre temas como esse deve ser contínuo, pois sempre há troca de gestores, tal como a entrada de novos servidores e alunos, portanto, o seminário também tem o objetivo de fomentar a transparência junto a toda comunidade acadêmica”, enfatiza.
O encontro, conforme o pró-reitor, também permitirá ampliar a divulgação do modelo orçamentário adotado atualmente e discutir como a comunidade acadêmica pode contribuir para a melhoria dos indicadores institucionais, visto que a ação está alinhada aos objetivos do Programa de Desenvolvimento Institucional – Pro-DI, que no Art. 2º estabelece: “Apoiar, fomentar e ampliar ações, programas, projetos e/ou atividades que proporcionem um melhor desenvolvimento da UNIFAL-MG, visando o cumprimento do seu planejamento estratégico, bem como de sua missão institucional.”
Programe-se:
Dia: 24 de outubro – quinta-feira
Horário: das 09h às 12h
Local: auditório da Unidade Santa Clara
Além do seminário no período da manhã, o convidado também participará de uma reunião com os representantes que compõem o Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade (CGRCI) no período da tarde.