UNIFAL-MG lança novo Portal Institucional

Layout do canal de comunicação mais utilizado no relacionamento com a comunidade facilita acesso aos serviços da Instituição

A UNIFAL-MG lançou o novo layout do Portal Institucional – o canal de comunicação mais utilizado no relacionamento entre a Universidade, a comunidade acadêmica e a sociedade. O acesso à nova página web permanece pelo mesmo endereço www.unifal-mg.edu.br/portal, mas agora apresenta melhor acessibilidade digital.

Daniela Milagres (webdesigner da Diretoria de Comunicação Social) e Eliara Tavares (analista do Núcleo de Tecnologia de Informação) foram as responsáveis pelo projeto de reformulação do Portal Institucional. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom), sob a responsabilidade da profissional webdesigner Daniela Milagres, o projeto de reformulação da plataforma digital contou com o apoio da servidora Eliara Tavares, analista de Tecnologia de Informação da equipe do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI). O desenvolvimento foi feito pelo WordPress e para gerenciar o conteúdo, o projeto considerou as informações mais buscadas pelos usuários que chegam até a página principal da UNIFAL-MG.

“A reformulação do Portal Institucional é mais uma iniciativa de comunicação que promovemos para facilitar o acesso às informações sobre a Universidade”, explica o diretor de Comunicação Social, Ivanei Salgado.

Nos últimos anos, segundo o gestor, observou-se a necessidade de adequar a estrutura do site, tanto para torná-lo mais responsivo e permitir o acesso pelas telas de aparelhos móveis, como smartphones e tablets, quanto para otimizar a disponibilização do conteúdo, tendo em vista os relatos de dificuldade para encontrar determinados conteúdos.

Conforme Ivanei Salgado, diretor de Comunicação Social, as mudanças no Portal Institucional foram feitas do ponto de vista do usuário para garantir acesso à gama de serviços e informações sobre a Universidade, de maneira dinâmica e objetiva. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

“O Portal Institucional recebe cerca de 140 mil acessos por mês e as métricas de buscas mostram a grande procura por informações sobre cursos oferecidos, serviços de atendimento à população, oportunidades como editais e concursos abertos, entre outras informações de interesse comum”, detalha. “Com isso, tentamos retirar o foco das notícias na página principal, uma vez que não se trata de um site exclusivamente noticioso, e criar atalhos mais visíveis para os usuários”, acrescenta.

A criação do Jornal UNIFAL-MG em 2021 foi a primeira ação da Diretoria de Comunicação Social para tentar reorganizar o conteúdo do Portal Institucional. “Em 2021, criamos uma página específica para reunir o conteúdo noticioso da Universidade – o Jornal UNIFAL-MG, assim, deixamos espaço no Portal Institucional para destacar apenas algumas notícias de maior interesse da sociedade e um link de redirecionamento para o Jornal”, conta.

Conforme o diretor de Comunicação Social, essa primeira mudança concentrou as notícias da Universidade, tais como artigos produzidos por pesquisadores; entrevistas; notícias sobre eventos já ocorridos; podcasts; coluna com dicas de leitura; notícias sobre articulação da gestão junto a parceiros e presença na mídia. “Mesmo assim, percebemos que algumas notícias precisavam de maior visibilidade, o que nos fez repensar a disposição também das notícias na página principal”, afirma.

Os dados coletados durante esse tempo permitiram pensar de forma estratégica o que deveria ser contemplado nas seções do Portal Institucional.

Principais mudanças

A webdesigner Daniela Milagres explica que uma das prioridades no desenvolvimento foi a hierarquização do conteúdo. “Nós procuramos deixar a página mais clean, de forma a melhorar a experiência de navegação do usuário: criamos, por exemplo, ícones de acesso rápido para ajudar estudantes, professores e demais visitantes a encontrarem as informações de forma fácil e eficiente”, narra.

De acordo com a webdesigner, a acessibilidade também foi estrategicamente pensada para incluir pessoas com deficiências. “A reformulação do Portal Institucional buscou incluir também melhores práticas de acessibilidade web, como compatibilidade com leitores de tela e navegação por teclado”, explica.

Ao acessar o Portal Institucional, o usuário vai perceber que o conteúdo foi separado em seções. Logo no cabeçalho, é possível identificar rapidamente ícones comuns de acesso rápido e também os ícones “Portal do Aluno” e o “Portal do Servidor”. Clicando nesses ícones, o estudante ou servidor será redirecionado para uma página “hub”, ou seja, uma página que concentra as informações mais buscadas por cada um dos perfis. “Esse caminho torna mais rápida a busca pela informação desejada”, comenta a webdesigner.

Captura de tela da página do novo Portal Institucional

Logo abaixo do cabeçalho, foi mantido o carrossel de banners, os quais chamam a atenção dos usuários que chegam ao Portal da UNIFAL-MG. O espaço continuará sendo utilizado para publicidade institucional, dando ênfase para temas de maior impacto social.

Na seção seguinte, as grandes áreas de atuação da UNIFAL-MG, enquanto instituição de ensino superior pública e gratuita, ganharam destaque nas colunas: “Ensino”, “Pesquisa”, “Extensão e Cultura”, e “Para a Comunidade”. Ali foi disponibilizado um menu de acesso rápido conforme os assuntos mais buscados.

“Para cada área, identificamos dificuldades dos usuários para encontrar determinadas informações, então deixamos abaixo o link em evidência para facilitar o acesso”, detalha Daniela Milagres.

Captura de tela da página do novo Portal Institucional

As notícias foram organizadas na seção seguinte. “Além de matérias jornalísticas que antes ocupavam seis espaços, nos quais os destaques priorizavam reportagens sobre pesquisas, projetos de extensão e serviços para comunidade, agora notícias de outras editorias do Jornal UNIFAL-MG também passam a ser visualizadas na página principal, o que vai ampliar o acesso ao próprio Jornal”, conta Ivanei Salgado.

Segundo o diretor, entre as editorias de notícias que poderão ser visualizadas direto no Portal Institucional está a editoria “Acontece”, cujas notícias buscam informar a comunidade interna e externa sobre eventos promovidos pela Universidade que estão com inscrições abertas. “Essa categoria ajuda a dar maior visibilidade à agenda cultural da Universidade com oportunidades abertas também para a população, portanto, é importante que esteja em destaque na página principal da Instituição informando datas, links para inscrições, entre outras informações”, argumenta.

Captura de tela da página do novo Portal Institucional

As oportunidades como editais abertos para concursos ou processos seletivos de programas de pós-graduação ocupam o espaço abaixo das notícias, visto que é um dos assuntos mais procurados pelos visitantes da página. Nesta seção, é possível agora visualizar banners que ajudam a identificar melhor o tipo de edital que está aberto.

Captura de tela da página do novo Portal Institucional

Todos os eventos institucionais agendados também poderão ser acessados na terceira grande seção da página, que foi reformulada para mostrar o que está na Agenda da Universidade e alertar sobre os prazos finais para inscrição, seja para eventos ou processos seletivos.

Captura de tela da página do novo Portal Institucional

Na sequência, foi criada uma seção exclusiva para links de acesso rápido a fim de facilitar ainda mais a localização de informações específicas para estudantes ou servidores e colaboradores. “Os ícones ajudam visualmente a localizar melhor o conteúdo buscado, além de tornar a página mais rápida também”, enfatiza Daniela Milagres.

Captura de tela da página do novo Portal Institucional

O Portal Institucional apresenta agora em tempo real números da Universidade, como quantidade de cursos oferecidos, número de estudantes matriculados, número de servidores e projetos. “Esses números permitem que a sociedade conheça a estrutura da Instituição, o que torna os dados públicos mais acessíveis e a Universidade mais transparente”, assegura Ivanei Salgado.  

Captura de tela da página do novo Portal Institucional

Links para páginas e projetos da Universidade com ícones ocupam a próxima seção, onde podem ser acessados facilmente: a editoria de podcasts, a Rádio Federal FM, a galeria virtual Uma Mostra e o Museu da Memória e Patrimônio.

No rodapé, ficaram os endereços e telefones úteis, além de links rápidos e de acesso aos canais oficiais da Universidade nas redes sociais.

Captura de tela da página do novo Portal Institucional

“No novo Portal, concentramos, de maneira dinâmica e objetiva, a gama de serviços e informações mais relevantes sobre a Universidade Federal de Alfenas do ponto de vista do usuário. Esperamos assim otimizar não apenas o acesso do público interno, mas também o interesse de toda sociedade pelo conteúdo diferenciado que toda nossa comunidade universitária produz”, finaliza o diretor de Comunicação Social.

A expectativa é que a equipe da Dicom estenda a reformulação também para as páginas internas do domínio www.unifal-mg.edu.br, padronizando inicialmente as páginas das pró-reitorias e de informações institucionais, para posteriormente trabalhar as páginas das unidades acadêmicas.

Experimente navegar pelo novo site

Acesse também o Jornal UNIFAL-MG

LEIA TAMBÉM