Núcleo de Apoio Fiscal da UNIFAL-MG em Varginha lança o podcast “NAF Previdência” para facilitar acesso da população à educação previdenciária

Primeiro episódio da série aborda o tema “Carência nos benefícios previdenciários”
Fotomontagem ilustrativa. (Canva Education)

Com a proposta de esclarecer informações sobre aposentadorias e benefícios concedidos pela Previdência Social, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG no campus Varginha lançou o podcast “NAF Previdência”.

O podcast tem sido um dos formatos mais utilizados na atualidade para disseminar informações de maneira acessível, o que motivou a equipe do NAF a incluir a ferramenta como umas das ações do projeto para colaborar com o desenvolvimento social e educacional da comunidade.

Prof. Wesllay Ribeiro – coordenador do projeto NAF Previdência na UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o professor Wesllay Ribeiro, coordenador do NAF, a ideia do podcast surgiu para responder às dúvidas da população de maneira direta e simples. “Queremos que as pessoas, especialmente aquelas de menor poder aquisitivo e menos acesso à informação profissional, tenham o suporte necessário para conhecer e exercer seus direitos previdenciários”, afirma.

Na visão do coordenador, promover a educação previdenciária é crucial para os cidadãos compreenderem seus direitos em um contexto de envelhecimento populacional.

Conduzido por Lays dos Reis Ferreira, mestranda em Gestão Pública e Sociedade, o primeiro episódio da série aborda o tema “Carência nos benefícios previdenciários”. A acadêmica explica se tratar do tempo de contribuições que o segurado da Previdência Social precisa ter para acessar determinados benefícios do INSS.

Capa do primeiro episódio do podcast com a mestranda em Gestão Pública e Sociedade, Lays Ferreira. (Arte: Ingridy Bueno/Dicom)

Lays Ferreira compara o INSS a um convênio médico, onde são necessários alguns meses de contribuição antes de poder usufruir dos serviços. “Pense no INSS como um convênio médico em que são necessários alguns meses antes de poder utilizar de determinados serviços. Também é assim com a Previdência. Cada benefício apresenta tempos diferentes de carência”, pontua.

A mestranda esclarece que, para a aposentadoria, o período de carência é de 180 meses ou 15 anos. No entanto, destaca que cumprir a carência não garante automaticamente o benefício, pois há outras regras envolvidas.  Entre outros assuntos, Lays Ferreira também discute a carência para outros benefícios, como o auxílio-doença, o benefício por incapacidade permanente, o salário-maternidade e o auxílio-reclusão.

No cronograma dos próximos episódios estão previstos os temas: “Qualidade do segurado e período de graça”, “Segurados da Previdência Social” e “Dependentes”.

Acesse aqui para ouvir o primeiro episódio do podcast NAF Previdência.

Acompanhe também as atividades do NAF Previdência pelo Instagram.

Sobre o NAF Previdência

O NAF Previdência é um dos campos de atuação do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) – uma parceria entre a UNIFAL-MG, a Receita Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Seu objetivo é oferecer qualificação e apoio gratuito para pessoas de baixa renda, estudantes e a comunidade do entorno da UNIFAL-MG, em Varginha. Além disso, o projeto proporciona aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos em previdência social, unindo ensino e extensão universitária.

Além de atendimentos à população de baixa renda e da produção de podcasts, a equipe prevê o desenvolvimento de outras ações de educação previdência envolvendo escolas, mulheres em situação de vulnerabilidade social e universitários.

Leia também: Núcleo de Apoio Fiscal inicia atendimentos previdenciários no campus Varginha