O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG no campus Varginha lançou o podcast “NAF Previdência”, uma ferramenta que tem por objetivo facilitar o acesso a informações sobre aposentadorias e benefícios concedidos pela Previdência Social.
No primeiro episódio, a mestranda em Gestão Pública e Sociedade da Universidade, Laís dos Reis Ferreira, explica sobre a carência nos benefícios previdenciários. “A carência é o tempo mínimo de contribuições que o segurado da Previdência Social tem que pagar para ter acesso aos benefícios do INSS”, assinala.
A acadêmica compara o INSS a um convênio médico para esclarecer que são necessários alguns meses de contribuição antes de poder usufruir dos serviços. Lays Ferreira explica, por exemplo, que para a aposentadoria, o período de carência é de 180 meses ou 15 anos. “Cada benefício apresenta tempos diferentes de carência”, comenta. “Não é porque a pessoa tem o tempo mínimo de carência que ela necessariamente vai conseguir o benefício. Isso porque pode envolver outras regras que trataremos mais para frente em outros episódios”, acrescenta.
No caso de benefício por incapacidade temporária, a carência é de 12 meses. “É o mesmo tempo para conseguir a antiga aposentadoria por invalidez que hoje se chama benefício por incapacidade permanente”, informa a acadêmica.
Lays Ferreira também discute a carência para outros benefícios, como o salário-maternidade e o auxílio-reclusão.
Nos próximos episódios, serão abordados os temas: “Qualidade do segurado e período de graça”, “Segurados da Previdência Social” e “Dependentes”.
Ouça o podcast no canal oficial da UNIFAL-MG no Spotify:
O podcast está disponível também no YouTube da UNIFAL-MG com tradução em Libras. Acesse:
Saiba mais sobre o NAF Previdência