Docente da UNIFAL-MG explica projeto desenvolvido pela Instituição para criar inteligência artificial que prevê ação de medicamentos no organismo humano

No dia 21/09, o portal D24am Educação veiculou uma matéria sobre participação da UNIFAL-MG no desenvolvimento de programa de inteligência artificial que prevê a ação de medicamentos no organismo de pacientes com patologias. Na oportunidade, o professor Walter Filgueira de Azevedo Junior, do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, explicou os principais objetivos do programa.

Segundo o docente, a análise guiada por IA indica o potencial farmacológico dos medicamentos sem necessitar, inicialmente, de testes em seres humanos. “O principal benefício é a capacidade de integrar uma ferramenta moderna e atual no processo de busca de novos fármacos”, explicou.

Ainda de acordo com o pesquisador, a publicação contará com explicações do grupo de pesquisa sobre todas as funcionalidades do programa, para que qualquer pesquisador da área de IA ou de descoberta de fármacos esteja habilitado a usar o programa, desde que tenha proficiência em inglês. “Acabamos de assinar um contrato com a editora Springer Nature para o lançamento de um livro-texto em inglês no ano de 2025 focado na explicação da nossa ferramenta”, completou.

Acesse a matéria completa pelo link: https://d24am.com/educacao/universidades-lideram-projeto-para-criar-ia-que-preve-acao-de-medicamentos/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.