UNIFAL-MG discutirá orçamento das universidades no dia 24 de outubro em seminário com a participação do professor Evandro Faria, representante do Forplad

A imagem mostra o professor convidado para o seminário Evandro Rodrigues de Faria. Ele está vestindo um terno azul marinho e gravata azul, segurando um microfone enquanto fala em um ambiente formal. Ele está sentado atrás de uma mesa, onde há um copo de água. À frente da mesa, vê-se o logotipo da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Evandro Rodrigues de Faria - professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e vice-coordenador do Forplad. (Foto: Comunicação/UFV)

No dia 24 de outubro, a comunidade acadêmica e administrativa da UNIFAL-MG terá a oportunidade de conversar sobre o cenário de restrição orçamentária que as universidades federais têm enfrentado na última década durante o evento “Seminário sobre Orçamento Público e Matriz Orçamentária”. A atividade acontece no auditório do prédio J da Unidade Educacional Santa Clara, a partir das 09h.

A imagem é um banner do evento. Apresenta o título "Seminário sobre Orçamento Público e Financiamento das IFES" e cita que ocorrerá no dia 24 de outubro, das 9h às 12h, no Auditório do Prédio J da Unidade Santa Clara. O evento contará com a participação do professor Evandro Rodrigues de Faria, vice-coordenador do Forplad. Na parte inferior do banner, estão as logomarcas da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, dos 110 anos da Instituição e da UNIFAL-MG.Promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), o seminário contará com participação do professor Evandro Rodrigues de Faria, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que é o atual vice-coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad).

Segundo o economista Lucas Cezar Mendonça, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, será uma oportunidade para divulgar e debater com transparência sobre os métodos de financiamento das universidades e seus impactos, inclusive para gestores.

“O processo de capacitação na Instituição sobre temas como esse deve ser contínuo, pois sempre há troca de gestores, tal como a entrada de novos servidores e alunos, portanto, o seminário também tem o objetivo de fomentar a transparência junto a toda comunidade acadêmica”, enfatiza.

O encontro, conforme o pró-reitor, também permitirá ampliar a divulgação do modelo orçamentário adotado atualmente e discutir como a comunidade acadêmica pode contribuir para a melhoria dos indicadores institucionais, visto que a ação está alinhada aos objetivos do Programa de Desenvolvimento Institucional – Pro-DI, que no Art. 2º estabelece:  “Apoiar, fomentar e ampliar ações, programas, projetos e/ou atividades que proporcionem um melhor desenvolvimento da UNIFAL-MG, visando o cumprimento do seu planejamento estratégico, bem como de sua missão institucional.”

Programe-se:

Dia: 24 de outubro – quinta-feira
Local: auditório da Unidade Santa Clara

Além do seminário no período da manhã, o convidado também participará de uma reunião com os representantes que compõem o Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade (CGRCI) no período da tarde.