Projeto da UNIFAL-MG desmistifica a Matemática e apresenta possibilidades da carreira a estudantes do ensino médio

Em visitas às escolas da região, professores e acadêmicos buscam aproximar os alunos da realidade universitária
A imagem é uma montagem de dois registros em que há dois professores, um na foto da esquerda, de calça jeans e camiseta laranja; e outro na foto da direita, de calça e blusa branca. Os dois, nas duas fotos, estão de frente para os estudantes, que seguem de costas para a foto. Os estudantes estão sentados em cadeiras azuis. fim da descrição.
Registros da atividade sendo realizada nas escolas públicas. (Foto: arquivo/ Prof. Franco Bassi Rocha)

O projeto “Desmistificando a Matemática: um caminho para a graduação”, composto por professores e alunos da UNIFAL-MG, realiza visitas nas escolas de Alfenas e região para divulgar, aos estudantes do ensino médio, as possibilidades de carreira proporcionada pela formação em Matemática. A proposta dessas visitas é desmistificar a percepção negativa da Matemática, bem como da profissão de licenciado na área.

Registro fotográfico de uma das atividades realizada em escola pública. (Foto: arquivo/ Prof. Franco Rocha)

Idealizada pelos docentes Franco Bassi Rocha e Evandro Monteiro, ambos do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Instituição, a atividade teve início em setembro com a colaboração de discentes do curso de visitas.

Segundo os colaboradores do projeto, o objetivo principal é ampliar o conhecimento dos estudantes de ensino médio sobre as diferentes áreas de atuação de um profissional formado em Matemática e promover a conscientização sobre a importância de realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “O projeto foi idealizado em função da falta de conhecimento por parte dos alunos das variadas frentes profissionais que um profissional com sólida formação em matemática pode seguir”, afirma um dos idealizadores, Prof. Franco Rocha.

O coordenador do projeto explica que simpatizantes de números e cálculos não cogitam cursar Matemática, por desconhecerem as opções que a carreira possibilita, uma vez que muitos associam o curso de Matemática apenas à docência. “Existe uma série de possibilidades além do exercício da docência, como por exemplo, mercado financeiro, logística, marketing, ciência de dados, gestão e segurança da informação, ciências computacionais, gerenciamento ambiental, engenharia de tráfego, entre outros”, reforça o professor.

As palestras organizadas no âmbito do projeto são realizadas diretamente nas salas de aula dos terceiros anos do ensino médio e buscam aproximar os alunos da realidade universitária. Durante as visitas também são apresentadas informações sobre os demais cursos de graduação oferecidos pela UNIFAL-MG, os auxílios e oportunidades disponíveis na Instituição, bem como detalhes sobre o processo de ingresso.

“Espera-se que essas visitas não só ampliem o horizonte dos alunos quanto às opções de carreira, mas também estimulem o interesse pelos cursos da UNIFAL-MG”, comenta.

O ciclo de visitas começou com passagens pelas escolas de Serrania e Machado no dia 25 de setembro. Nos dias 26 e 30 de setembro, foi a vez dos estudantes das escolas e Alterosa, Divisa Nova e Areado receberem a visita da equipe do projeto.

No início de outubro, as atividades seguiram em Elói Mendes e Paraguaçu e, em novembro, o grupo pretende visitar as escolas de Alfenas. “Nosso objetivo é que os estudantes comecem a planejar suas futuras profissões e vejam na UNIFAL-MG uma opção de qualidade, gratuita e acessível”, complementa o docente.

Acesse aqui para saber mais detalhes do curso de Matemática da UNIFAL-MG.