Em curso do Projeto Métricas-USP, servidor contribui para o desenvolvimento de estratégias institucionais voltadas para a empregabilidade

A imagem é uma foto do Geraldo Liska, que apresenta uma palestra em um auditório. Ele está em pé, segurando um microfone na mão direita e um controle remoto na mão esquerda. Ele sorri levemente enquanto fala. O ambiente sugere um evento acadêmico ou institucional.
Geraldo Liska representou a UNIFAL-MG no 5º curso Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais. (Foto: Arquivo/Dicom)

O servidor técnico-administrativo Geraldo José Rodrigues Liska, atual diretor de Processos Seletivos da UNIFAL-MG, representou a Universidade no 5º Curso Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, promovido pelo Projeto Métricas-USP, entre março e dezembro de 2024. Durante a cerimônia de entrega de certificados de conclusão, realizada online em 16/12/2024, a participação de Geraldo Liska foi destacada pela contribuição com sua experiência no desenvolvimento de estratégias institucionais voltadas para a empregabilidade.

Captura da capa do trabalho de conclusão de Geraldo Liska – clique na imagem para acessar a apresentação. (Imagem: Reprodução)

O curso abordou o uso de métricas acadêmicas para fomentar comparações internacionais e melhorar a empregabilidade dos egressos. A atuação do servidor da UNIFAL-MG no curso e na implementação de projetos reforça o compromisso da Universidade em preparar seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

“Ficamos responsáveis pelo tema ‘Fortalecimento da formação universitária para a empregabilidade’, contando com a participação de diversos profissionais de instituições renomadas, destacando a importância de colaborações interinstitucionais para promover a empregabilidade no ensino superior”, explica o servidor. Além de Geraldo Liska, integraram o grupo do trabalho de conclusão: Marilda Aparecida Dantas Graciola (Universidade Estadual de Campinas), Paula Ayako Tiba (Universidade Federal do ABC) e Thiago Henrique Estevam Xavier (Centro Paula Souza).

O curso foi liderado pelo professor Jacques Marcovitch, ex-reitor da USP e coordenador do Projeto Métricas, que se dedica ao desenvolvimento de políticas públicas e estratégias institucionais. O professor também encabeça o site Métricas Acadêmicas, uma plataforma que oferece ferramentas e relatórios para avaliação institucional e comparações globais de desempenho acadêmico. No evento, Jacques Marcovitch reafirmou a importância do alinhamento entre educação superior e o mercado de trabalho.

Para Geraldo Liska, a colaboração entre profissionais de diferentes instituições refletiu a riqueza de abordagens e experiências que cada parceiro pode oferecer. “Essa parceria permitiu a troca de boas práticas e a identificação de lacunas comuns na formação universitária, a construção de estratégias integradas para atualizar currículos e atender às demandas do mercado de trabalho e (re)imaginar núcleos de empregabilidade articulando o setor privado e promovendo oportunidades concretas de estágio e desenvolvimento profissional”, afirmou. 

Captura de tela do encerramento do curso. (Reprodução/Projeto Métricas)

Segundo ele, a iniciativa evidencia o papel das instituições de ensino superior como agentes de transformação, capazes de preparar os estudantes para desafios globais e fortalecer sua inserção no mercado de trabalho. “A conclusão do curso representa um passo significativo na busca pela excelência acadêmica e na integração de métricas de desempenho no ambiente universitário brasileiro”, pontua. “A cerimônia também reafirmou o compromisso do Projeto Métricas em incentivar a excelência acadêmica e conectar as universidades brasileiras com as melhores práticas globais”, completa.

O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições de ensino superior, que compartilharam experiências e resultados obtidos ao longo do programa.

Saiba mais sobre o projeto, acessando aqui.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM