Professores da UNIFAL-MG apresentam palestras em Congresso Internacional de Matemática

Evento aconteceu em Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 25/07

Atualizado em 21 de agosto de 2025 às 11:03

Professores da UNIFAL-MG em Congresso Internacional de Matemática, em Miami, EUA. (Imagem: arquivo pessoal)

Os professores Anderson José de Oliveira e Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UNIFAL-MG, participaram do Mathematical Congress of the Americas (MCA) 2025, em Miami, nos Estados Unidos. Na ocasião, os docentes ministraram palestras na sessão especial 47: Mathematical Tools with Applications in Quantum and Genetic Coding. As ações aconteceram entre os dias 21 a 25/07. 

Professor Anderson de Oliveira durante palestra no Congresso Internacional de Matemática, em Miami.

O Congresso Matemático das Américas objetiva destacar internacionalmente as novas discussões e reflexões na área, além de promover colaborações entre pesquisadores, estudantes, instituições e sociedades matemáticas. “No evento, estabelecemos novas parcerias, fortalecemos a internacionalização da Universidade e também apresentamos dados de trabalhos desenvolvidos na UNIFAL-MG”, destaca Anderson de Oliveira.

Professora Cátia apresentando palestra no MCA, em Miami.

“Nas palestras, falamos sobre temas que trabalhamos no grupo de pesquisa que eu e a professora Cátia participamos”, pontua. Segundo o professor, os assuntos abordados referem-se, em geral, à Matemática Aplicada. “Minha palestra teve como título “Mathematical Structures Applied in the Characterization of the Genetic Code” e a da professora Cátia “Algebraic Structures for Constructing Complete Hyperbolic Lattices”, enfatiza.

De acordo com a pesquisadora Cátia Queiroz, organizadora da sessão na qual foram apresentadas as pesquisas desenvolvidas na UNIFAL-MG, neste ano, o Congresso reuniu mais de 950 matemáticos de todo o mundo. “As contribuições da sessão especial organizada por nós enriqueceram o diálogo, incentivaram a colaboração e impulsionam nossa missão de destacar a excelência da pesquisa matemática, promovendo nossa Universidade em toda a América”, afirma.

Para o professor Anderson de Oliveira, a participação no MCA foi de vital importância para o curso de Matemática da UNIFAL-MG e para o Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria. “Passamos por momentos de muito aprendizado e interação. É muito gratificante poder divulgar os trabalhos que estamos desenvolvendo em nossa Universidade e, assim, mostrar como temos um compromisso com a pesquisa acadêmica ética e de qualidade”, ressalta.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação da UNIFAL-MG. 

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM