Oficina de mapeamento aéreo com drone vai identificar as atuais condições de uso da agrofloresta do campus Varginha

Imagem de pessoas participando do Curso de Design em Permacultura realizado no ano de 2022 na agrofloresta do campus Varginha.

Um grupo formado por discentes e docentes do curso de Geografia, em parceria com o projeto de extensão Escola da Natureza da UNIFAL-MG, promove no dia 24 de abril, na agrofloresta do campus Varginha, a oficina “Mapeamento Aéreo de Agroflorestas Urbanas com Drone: Produtos e Análises”. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados, tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa. Inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível neste link.

Pedro Freitas Ramos Grande – acadêmico do curso de Geografia (Bacharelado) e idealizador da oficina. (Foto: Arquivo Pessoal)

“A proposta da oficina é apresentar os possíveis produtos e análises do mapeamento aéreo usando drone em um contexto de agroflorestas urbanas e como o uso destas tecnologias pode ser direcionado para o planejamento do uso da área”, explica Pedro Freitas Ramos Grande, acadêmico do curso de Geografia (Bacharelado) e idealizador da oficina.

Além de promover a participação da comunidade nas atividades da agrofloresta, a ação de extensão vai abordar temas relacionados à educação ambiental, cartografia social e manejo agroflorestal.

Pedro Grande relata que a ideia de promover a oficina surgiu no final de 2023, quando participou de um mutirão organizado pelo projeto Escola da Natureza, com a participação do permacultor Gabriel Guhr.

“Na ocasião, constatei que estava ocorrendo perda de solo por erosão no local, conforme havia aprendido nas disciplinas de Geomorfologia e Pedologia”, contextualiza.

Prof. Clibson Alves dos Santos (Instituto de Ciências da Natureza) e Prof. Everton Rodrigues da Silva (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas), respectivamente, orientador e supervisor do estágio do qual partiu a ideia da oficina. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A situação chamou a atenção do acadêmico, que propôs um levantamento da área a fim de compreender melhor quais eram os potencializadores da erosão. “Tendo a demanda na área, propus que este estudo se desse por meio de um estágio sob orientação do professor Clibson Alves dos Santos (Instituto de Ciências da Natureza) e supervisão do professor Everton Rodrigues da Silva (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas)”, conta.

O projeto de estágio do discente prevê a realização do diagnóstico da agrofloresta para compreender as atuais condições de uso do local e os serviços ecossistêmicos que a área oferece à comunidade. Após identificar o problema, Pedro Grande afirma que a ideia é realizar duas oficinas como medidas de mitigação para conter o avanço da perda de solo por erosão.

Drone – equipamento que será utilizado na oficina. (Foto: Arquivo Pessoal)

“A primeira é esta, na próxima semana, em que apresentaremos o aerolevantamento com drone, bem como as suas possíveis aplicações, além de aproximar a comunidade das atividades realizadas na agrofloresta. Nela, será apresentado também o projeto e seus objetivos”, detalha.

Conforme o acadêmico, a outra oficina deve acontecer no final do semestre quando o grupo pretende apresentar os produtos gerados e os resultados do estudo. “Serão discutidos os resultados e apresentados para a comunidade a fim de dar uma conclusão ou um desfecho do que foi abordado na primeira oficina”, comenta.

Sobre a oficina

A primeira oficina, que acontece na próxima quarta-feira (24/04), terá início às 9h, com previsão de ocorrer até por volta das 13h.  Na programação, o grupo incluiu uma conversa inicial para apresentar os equipamentos que serão utilizados e suas aplicações. Em seguida, será realizado o voo com drone pela agrofloresta a fim de possibilitar um olhar prático das técnicas de mapeamento. “Traremos noções básicas de cartografia, topografia e aerofotogrametria”, conta o acadêmico.

Na oficina também serão apresentados: o software (DroneDeploy), utilizado para realizar o voo, e a legislação vigente acerca deste tipo de atividade. “Após o sobrevoo, se oportuno, serão feitos os passos iniciais de processamento das imagens capturadas pelo drone”, adiantou.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/jNSkLaTPBB5d3GLf8.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp: (35) 98869-3269.

Quem for participar, deve levar água, boné, protetor solar e lanche.

(Foto de destaque: Registro da primeira edição do curso de Design em Permacultura, realizado em 2022, no campus Varginha)