Poetas Eloésio Paulo e Marcos de Carvalho – professores da UNIFAL-MG – lançam a terceira coletânea de “uaicais” em Alfenas

Os poetas Eloésio Paulo e Marcos de Carvalho, professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, lançarão esta semana o livro Os Bugíadas, terceiro volume de seu trabalho conjunto que adapta à cultura regional sul-mineira a forma poética japonesa do haicai. Os lançamentos ocorrerão na Estação Café nesta quinta-feira (27), das 16h às 19h, e no dia 29 (sábado), das 9h30 ao meio-dia na loja Cascafina. Também em Belo Horizonte, já está marcado o lançamento para o dia 4 de julho, no Restaurante Feijão, localizado na região central da capital.

Eloésio Paulo e Marcos de Carvalho – poetas e professores do curso de Letras da UNIFAL-MG. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Ambos os autores são professores do curso de Letras da Universidade. Sua parceria remonta ao ano de 1983, quando, ambos com 18 anos, organizaram a publicação do livro Tempoesia, que reunia poemas de autores residentes em Alfenas, a maioria estudantes universitários. Recentemente, reencontrando-se como professores do mesmo curso, resolveram retomar a parceria poética, que havia sido interrompida com o livro Decurso (1988), publicado pela editora da UNIFENAS.

Segundo Eloésio Paulo, o termo uaicai surgiu “da constatação de que não fazia sentido querermos fazer poesia japonesa medieval no século XXI e no Sul de Minas”. Como os autores têm ambos uma intensa vivência rural, resolveram rebatizar o haicai japonês adaptando suas principais regras formais à “possibilidade de uma poesia extremamente sintética, para a qual sempre tivemos vocação, mas sem as coordenadas culturais originárias desse tipo de poema”. O uacai é, portanto, uma “forma caipira e sul-mineira de fazer poesia, fundada na paisagem e na linguagem do Sul de Minas, mas não deixando de incorporar toda a tradição da poesia moderna brasileira”.

Os temas são os mais variados, mas a maioria dos poemas é atravessada pelo humor e pela ambiência sul-mineira, outra característica comum às obras dos dois autores. Marcos de Carvalho já publicou dois livros solo de poemas; Eloésio Paulo, recentemente, deu ao prelo sua décima coletânea. O título é uma referência paródica ao poema épico Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões, assim explicado por Eloésio: “A grandiosidade da epopeia de Camões, tão longe da pequenez de nosso tempo, é ao mesmo tempo homenageada e ironizada nestes uaicais: como seria possível aspirar a alguma grandeza na porteira do Apocalipse?”.

LANÇAMENTO DE LIVROOs Bugíadas (Sic Edições, Alfenas, 308 páginas, 55 reais). Dia 27/6: Estação Café (Av. Lincoln Westin da Silveira, 1940. Dia 29/6: Cascafina (Av. Artur Bernardes, 374). Dia 4/7: Restaurante Feijão (Av. Augusto de Lima, 233, sobreloja do edifício Arcangelo Maletta). Também pode ser comprado por meio dos contatos da Cascafina: Instagram @cascafina, Wattsapp (35)9177-5806.

Com informações: Eloésio Paulo