Projeto “Cerveja com Ciência” convida comunidade para teste sensorial de aceitabilidade de cerveja com marolo

Estudante de Iniciação Científica, Tallis Vinicius Araújo da Silva, do curso de Biotecnologia, durante sua pesquisa. (Foto: arquivo pessoal/Tallis da Silva)

O projeto “Cerveja com Ciência” convida a todos os consumidores de cerveja, maiores de 18 anos, para participar do teste sensorial de aceitabilidade de cerveja com marolo, que acontecerá de 23 a 29 de setembro, no período de 17h a 19h, no Laboratório de Análise Sensorial da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG. O objetivo do projeto é produzir uma cerveja com marolo que aumente o potencial antioxidante da bebida e tenha boa aceitabilidade.

“Este é o segundo projeto de cerveja com marolo, sendo que este ano avançamos na melhoria da produção e nos testes de análise sensorial”, afirmam os coordenadores do projeto, Prof. Gabriel Gerber Hornink, do Instituto de Ciências Biomédicas, e Prof. Bruno Martins Dala Paula, da Faculdade de Nutrição.

O projeto é desenvolvido pelo estudante de Iniciação Científica, Tallis Vinicius Araújo da Silva, do curso de Biotecnologia. “A primeira fase da análise sensorial correspondeu em um teste de ordenação e classificação das amostras, com um painel de avaliadores treinados. Esta segunda etapa é aberta para todos consumidores maiores de 18 anos e corresponderá ao teste de aceitabilidade, que levará cerca de 10 a 15 minutos”, explica.

Aos interessados em participar do teste devem se inscrever, virtualmente, pelo link do formulário e ter disponibilidade de vir até à Universidade para o teste. Também poderão participar os interessados que chegarem no momento do teste, desde que tenham respondido o termo de consentimento e não terem impedimento com base no termo.

O Laboratório de Análise Sensorial da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG está localizado no Prédio H, sala H 003-A, na Sede da Universidade.