UNIFAL-MG está com inscrições abertas para o Probext 2025

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG anunciou a abertura das inscrições para a submissão de programas e projetos ao Programa de Concessão de Bolsas de Extensão (Probext) 2025. Este programa visa fomentar ações de extensão que promovem a integração entre a universidade e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e científico.

As inscrições estão abertas desde 02/09 e vão até 20/10, por meio do CAEX. Os proponentes devem preencher todas as informações solicitadas e anexar os documentos exigidos conforme especificado no edital, disponível neste link.  Podem submeter propostas docentes (efetivos, temporários, substitutos, visitantes e em cessão) e técnicos administrativos em educação (TAEs), sendo que o proponente será o coordenador da ação aprovada.

As ações devem ser desenvolvidas nas áreas temáticas definidas pela Resolução CEPE nº 57, de 22 de setembro de 2022, que incluem Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho. As propostas devem seguir diretrizes como Interação Dialógica, Interdisciplinaridade, Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, Impacto na Formação do Estudante e Transformação Social.

O Probext 2025 busca aprovar e apoiar iniciativas que articulem ensino e pesquisa, oferecendo bolsas acadêmicas para incentivar a participação ativa dos estudantes de graduação. Esta abordagem visa promover um impacto significativo tanto na formação dos alunos quanto na transformação social.

Para a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, o programa é fundamental para a extensão universitária, uma vez que “através dele, não apenas são oferecidas oportunidades aos nossos estudantes, mas também os laços com a comunidade são fortalecidos”. Os resultados de 2023 mostram o impacto positivo que as ações de extensão têm na sociedade e na formação dos alunos. No Relato Integrado, é possível conferir o aumento das ações de extensão da UNIFAL-MG, conforme dados a seguir:

1. Aumento de 8% nas ações de extensão, totalizando 706 iniciativas.
  2. Envolvimento da comunidade acadêmica: 436 docentes, 84 técnicos administrativos, 2.052 alunos de graduação e 221 de pós-graduação.
  3. Impacto social, alcançando 9.292 pessoas em Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e regiões vizinhas.
  4. Produção de 387 produtos acadêmicos, incluindo vídeos, cartilhas e publicações.
  5. Concessão de 193 bolsas de extensão, totalizando 837 bolsas anuais de R$ 400,00 mensais.

Para mais informações, acesse o edital: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2024/09/03/probext-2025-selecao-de-programas-e-projetos-para-a-concessao-de-bolsas-de-extensao/.