Em encontro com estudantes dos cursos de Letras, equipe de comunicação apresenta o projeto +Ciência e oportunidades de colaboração com o Jornal UNIFAL-MG

Vitoria Geraldine e Rafael Afeto (bolsistas do projeto +Ciência), Ivanei Salgado (diretor de Comunicação Social) e Ana Carolina Araújo (jornalista). (Foto: Arquivo/Flaviane Carvalho)

Integrantes da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UNIFAL-MG participaram de um encontro com estudantes dos cursos de Letras, durante a aula da professora Flaviane Faria Carvalho, das disciplinas de Introdução à Editoração e Projeto Editorial, na segunda-feira (23). O objetivo foi apresentar o projeto de divulgação científica +Ciência, coordenado pela Dicom, e as oportunidades de colaboração dos estudantes para a produção de conteúdo do Jornal UNIFAL-MG.

Ivanei Salgado, diretor de Comunicação Social da Universidade, falou do projeto +Ciência, financiado pela FAPEMIG, que visa promover a divulgação científica e tecnológica na UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo/Flaviane Carvalho)

Na oportunidade, o jornalista e produtor cultural Ivanei Salgado, atual diretor de Comunicação Social da Universidade, falou do projeto +Ciência, financiado pela FAPEMIG, que visa promover a divulgação científica e tecnológica na UNIFAL-MG. A proposta da equipe, que conta também com a professora Flaviane Carvalho na subcoordenação do projeto, é fomentar a cultura institucional de divulgação científica e acadêmica, conectando Universidade, imprensa e sociedade.

Além do diretor de Comunicação Social, também estiveram presentes no encontro a jornalista Ana Carolina Araújo e os bolsistas do projeto +Ciência, Vitoria Gabriele Souza Geraldine (estudante do curso de Medicina) e Rafael Martins da Silva Afeto (estudante do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado).

Vitoria Geraldine e Rafael Afeto compartilharam a experiência como bolsistas do projeto. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

A jornalista falou das ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do projeto, bem como sobre o cronograma de atividades ainda serem realizadas, como a produção de boletins e podcasts, e capacitação de pesquisadores. Na sequência, os estudantes prestigiaram o relato de experiência dos bolsistas que compartilharam como têm sido trabalhar na apuração e na produção dos textos-resumos sobre as pesquisas desenvolvidas na Instituição.

Durante o encontro, o papel do Jornal UNIFAL-MG também foi destacado pela equipe, que buscou mostrar como foi estratégico criar o portal para reunir o conteúdo noticioso da Universidade e segmentar o conteúdo por editorias. Os graduandos foram convidados a contribuir para a produção do conteúdo divulgado em editorias como UNIFAL-MG Indica e Giro Acadêmico.

Flaviane Carvalho – professora dos cursos de Letras e subcoordenadora do projeto +Ciência. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Ao comentar a iniciativa do encontro, Ivanei Salgado destacou a importância da abertura oferecida pela professora Flaviane Carvalho para aproximar os estudantes de Letras da área de comunicação. “Iniciativas como essa são essenciais para mostrar que há outras frentes de trabalho para o profissional de Letras atuar, como a própria divulgação científica e o jornalismo acadêmico”, disse.

Para a professora Flaviane Carvalho, a colaboração vai permitir que os acadêmicos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Ao colaborarem com o projeto, nossos alunos dos cursos de Letras terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Introdução à Editoração e Projeto Editorial paratextos editoriais como a resenha e o release – com o bônus de ter esses textos publicados pelo portal de notícias da UNIFAL-MG e do + Ciência”, enfatizou.

Segundo ela, o contato mais próximo com a Diretoria de Comunicação Social poderá expandir os horizontes dos estudantes dos cursos de Letras em relação ao mercado de trabalho. “Os estudantes poderão conhecer de perto a rotina da prática jornalística e os princípios balizadores da produção de textos de divulgação científica, o que também pode ampliar e abrir futuras portas para a atuação profissional na área de Comunicação Social”, comentou.

Saiba mais sobre o projeto +Ciência clicando aqui

Leia outras notícias no Jornal UNIFAL-MG