A UNIFAL-MG recebeu destaque nacional com 29 cursos de graduação classificados entre os melhores do Brasil no Guia da Faculdade Estadão 2024. A avaliação conferiu cinco estrelas – conceito considerado excelente – ao curso de Química – Licenciatura, e quatro estrelas – conceito considerado muito bom – a outros 28 cursos da Universidade, o que indica uma alta qualidade reconhecida pelo ranking.
Os cursos estrelados na edição de 2024 foram: Química – Licenciatura; Ciências Atuariais; Engenharia Química; Ciências Contábeis; Biomedicina; Matemática; Ciências Econômicas; Biotecnologia; Medicina; Ciência da Computação; Ciências Biológicas – Licenciatura; Nutrição; Física; Ciências Sociais – Bacharelado; Odontologia; Fisioterapia; Ciências Sociais – Licenciatura; Química – Bacharelado; Pedagogia; Bacharelado em Ciência e Tecnologia; Geografia – Licenciatura; Engenharia Ambiental; Geografia – Bacharelado; Enfermagem; Farmácia; Administração Pública; Engenharia de Minas; História, Bacharelado em Ciência e Economia.
Para levantar os dados, o Guia da Faculdade envia um convite para todas as universidades cadastradas no Ministério da Educação (MEC) participarem do processo. A análise é feita por mais de 10,5 mil coordenadores e professores voluntários, e cada curso passa pela avaliação de seis deles, que atribuem notas de um a cinco em três critérios: Projeto Pedagógico, Corpo Docente e Infraestrutura.
A professora Roberta Seron Sanches, pró-reitora adjunta de Graduação, comenta o método de avaliação do Guia da Faculdade. “Esta avaliação não possui caráter oficial e sua metodologia difere da empregada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Contudo, figurar entre os cursos estrelados por esta publicação, voltada aos estudantes e de alcance nacional, não apenas reforça a qualidade dos cursos da UNIFAL-MG, mas também amplia sua visibilidade, especialmente para aqueles que estão escolhendo um curso superior,” destaca.
O reitor, professor Sandro Amadeu Cerveira, observa que esses critérios do Guia da Faculdade ajudam a revisar currículos e projetos pedagógicos. “Embora a UNIFAL-MG não oriente suas ações com base em rankings, devido às limitações que não cobrem integralmente os pilares institucionais de Ensino, Pesquisa e Extensão, os critérios do Guia da Faculdade oferecem subsídios relevantes para revisões curriculares e projetos pedagógicos”, afirma.
Para ele, o resultado é fruto de um trabalho coletivo que reforça a missão institucional de promover uma educação de excelência. “É importante celebrar o desempenho dos cursos da UNIFAL-MG também neste ranking porque reflete o compromisso com a excelência educacional e o esforço conjunto de toda a equipe acadêmica e administrativa para oferecer uma formação de qualidade aos nossos estudantes”, enfatiza.
O Guia da Faculdade foi criado pelo Jornal Estadão, em parceria com a empresa de startup Quero Educação, no final de 2018.
Confira o levantamento completo, acessando o Guia da Faculdade 2024