A Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) da UNIFAL-MG participou de um curso de capacitação do Iguassu Valley promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Com o intuito de aprender e implementar o Sistema Regional de Inovação (SRI) do Iguassu Valley no Sul de Minas, a diretora da I9, Profa. Izabella Carneiro Bastos, representou a Universidade em visitas técnicas e cursos de formação, que ocorreram entre os dias 16 e 18 de julho. Os eventos ocorreram nas cidades de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná.
Aprender modelos de governança, ações estratégicas e práticas de inovação que possam ser adaptadas para impulsionar o ecossistema regional do Sul de Minas fazem parte dos objetivos do evento. “A intenção é trazer esses conhecimentos para a região e adaptá-los às necessidades específicas, fortalecendo, assim, o próprio ecossistema de inovação”, mencionou Izabella Bastos. “As visitas proporcionaram uma visão prática e abrangente da integração entre tecnologia, educação e inovação. Essa experiência permite identificar novas oportunidades de colaboração entre instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais, promovendo uma sinergia que resulta em soluções inovadoras para desafios locais”, completou.
Para ela, a visita representou uma oportunidade de absorver as melhores práticas de um ecossistema de inovação já estabelecido e bem-sucedido: “durante a estadia, ficaram imersos em uma série de atividades que permitiram entender profundamente os mecanismos de governança, modelos operacionais e estratégias de inovação que impulsionaram o desenvolvimento regional do Iguassu Valley”.
Durante os três dias de evento, foram realizadas visitas técnicas ao SEBRAE de Toledo, Biopark, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDETEC), Parte Tecnológico de Itaipu, entre outros locais, em uma comitiva com 15 participantes de diversas instituições. Além da UNIFAL-MG, estiveram presentes representantes da Unifei, Inatel, Prointec de Santa Rita do Sapucaí, do governo de Alegre (ES), bem como de hub privados e do SEBRAE.
Para dar continuidade ao desenvolvimento das atividades, o SEBRAE agendou uma reunião, com os participantes, em que os conhecimentos compartilhados nas reuniões serão reunidos em um link para download, visando incluir colegas que não puderam participar e discutir as ações concretas a serem implementadas.
Para saber mais sobre a Iguassu Valley, acesse: https://iguassuvalley.com/