UNIFAL-MG lança novo Sistema de Gestão de Estágios que vai facilitar o processo de preenchimento de documentos para a comunidade universitária

A imagem é uma fotomontagem que mostra uma tela de notebook com a página web do Sistema de Estágios e e à frente, as mãos de um homem digitando. No segundo plano, aparecem livros sobre a mesa atrás do notebook.
Fotomontagem ilustrativa. (Canva Education)

O Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG disponibilizou neste mês de julho o novo Sistema de Gestão de Estágios que contribuirá no gerenciamento dos estágios obrigatórios e não obrigatórios dos estudantes de graduação da Universidade.

A ferramenta é uma demanda da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) tendo em vista a necessidade de otimizar o processo de preenchimento de termos e apresentação junto às empresas. “O principal objetivo desse novo sistema é facilitar e agilizar todos os processos de estágios realizados na UNIFAL-MG”, enfatiza o professor Cláudio Umpierre Carlan, diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais.

Segundo o professor, nas oportunidades de estágio os estudantes precisam preencher três termos em papel, o que envolve gastos. “Vamos pegar como exemplo o curso de Medicina. Os alunos têm que estagiar em quatro, cinco, seis hospitais diferentes. São três termos por aluno. Em cinco hospitais diferentes, vão ser quinze termos por aluno, são mais de cem alunos. Então o gasto com a mão de obra, o gasto com papel é muito grande. O sistema vai facilitar todo o processo de preenchimento”, explica.

Desenvolvido de maneira colaborativa, com a participação das comissões de estágio dos cursos que forneceram sugestões para serem implementadas no sistema, o projeto foi conduzido pela Gerência de Desenvolvimento e Gestão da Informação do NTI, sob a responsabilidade dos analistas Ricardo José Araújo e Rodrigo Dantas Nunes.

Além da gestão centralizada, o sistema também permite a assinatura eletrônica, o acesso pelas empresas, a centralização de documentos e a simplicidade de cadastro.

Inovações

Tela de acesso ao Sistema de Gestão de Estágios. (Imagem: Reprodução)

Entre as inovações está a autonomia do processo para os estudantes. “Uma das principais inovações do sistema é que o próprio estagiário iniciará o procedimento de cadastro, utilizando seu login institucional e fornecendo informações como plano de atividades, empresa e supervisor”, revela Marcelo Penha Fernandes, diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação.

A partir do CNPJ da empresa, as demais informações serão buscadas diretamente da Receita Federal, simplificando o processo. “Após o preenchimento inicial, a comissão de estágio do curso validará os dados e gerará os termos no SEI para assinatura pelo próprio sistema, tornando o processo transparente para o usuário”, detalha.

Outra inovação é que os usuários externos, como representantes da empresa ou supervisores, poderão acessar o sistema utilizando o login gov.br.

“O sistema também foi pensado para abrigar os estágios das licenciaturas em escolas, tornando o processo de assinatura de termos de estágio mais simples”, conta o diretor do NTI.  De acordo com ele, após autenticação, é possível acessar um tutorial detalhado que guiará os usuários em sua utilização, o que vai facilitar a adaptação às novas funcionalidades.

Sistema de Gestão de Estágios pode ser acessado por meio do Portal de Sistemas Integrados da UNIFAL-MG. (Imagem: Reprodução)

O estagiário poderá também anexar documentos adicionais necessários, como termos de prorrogação, rescisão, além de anexos específicos requeridos pelas normativas de cada curso.

“A apresentação desses termos e documentos nas empresas e órgãos onde os nossos alunos vão estagiar será uma economia muito grande para a a nossa Universidade. Ficando tudo on-line é mais rápido, mais ágil, mais seguro e mais econômico”, argumenta o professor Carlan.

O novo Sistema de Gestão de Estágios pode ser acessado por meio do Portal de Sistemas Integrados da UNIFAL-MG.